Orquestra Joseense e Ricardo Herz se apresentam no Teatro Municipal

O maestro William Coelho é o regente da formação integral da Orquestra Joseense. / Foto: Paullo Amarall / FCCR.

Orquestra Joseense e Ricardo Herz se apresentam no Teatro Municipal

20.09.2022
A Orquestra Joseense convida, no dia 28, o virtuose do violino Ricardo Herz. Com toda a riqueza da música brasileira, essa união traz ao palco do Teatro Municipal a tradicional rítmica nacional, com o xote, o forró, o ijexá e o chamamé. Esta é a segunda apresentação da Orquestra, além de ser a primeira com sua formação integral.

Além de Herz, o concerto recebe também o baterista e percussionista Pedro Ito, para uma apresentação de obras do próprio Ricardo e do renomado maxixe e tango brasileiro de Ernesto Nazareth.

Ricardo Herz
Ricardo Herz foi um revolucionário do violino brasileiro.  Sua técnica leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti e Jacob do Bandolim, o violinista mistura ritmos brasileiros e africanos, com aquele tom marcante de improvisação trazido pelo jazz.

A Orquestra Joseense é um projeto do Programa de Formação Artística da Fundação Cultural Cassiano Ricardo destinado a jovens maiores de 16 anos com o objetivo de desenvolver suas habilidades técnicas e artísticas, criando oportunidade de educação musical de qualidade a jovens talentos e capacitando-os à profissionalização.
Na foto, Ricardo Herz em apresentação. / Foto: Divulgação.

O regente desse programa é o maestro William Coelho, que possui uma vasta experiência com regência e é mestre em etnomusicologia pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), além de doutor em musicologia e bacharel em regência, também pela USP. Coelho já esteve à frente de grandes grupos de musicais, como a Orquestra Abaporu, o Coro da Osesp e a EOS Música Antiga USP.

Essa grande noite musical é oferecida gratuitamente à população pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. O espetáculo começa às 20h e os ingressos são solidários – 1kg de arroz – com reservas neste site.

Quarta (28), às 20h
Orquestra Joseense convida: Ricardo Herz