No Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo lança a primeira visitação virtual 360º no Museu Municipal. Os internautas poderão fazer um tour pela exposição "Arte Viva", onde conhecerão a Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba e inúmeras obras de arte adquiridas ao longo das últimas décadas, de artistas como Lothar Charoux, José Ramis, Hans Swoboda, entre outros.
Segundo a artista plástica, Pitiu Bomfin, curadora da exposição, nesta primeira etapa da visitação o público poderá conhecer uma sala da Escola de Belas Artes, com estudos e desenhos dos alunos da época, e obras dos artistas Claudionor Itacaramby e José Altenfelder; uma vitrine com objetos do artista Johann Gütlich, professor, diretor e fundador da Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba, e outras obras do acervo do museu.
Durante o tour virtual 360º, os visitantes poderão apreciar as imagens e ouvir um pouco sobre o contexto de cada sala. O tour ficará disponível na internet por tempo indeterminado.
"O público pode esperar uma visita de descoberta de uma história que talvez não conheça com um visual contemporâneo e de obras de arte importantes que valorizam muito o acervo do museu da cidade", afirma Pitiu Bomfin. Para ela, o formato virtual permitirá a ampliação do público do museu "indo além das fronteiras da cidade e até do país".
Arte Viva
Com curadoria de Pitiu Bomfin e projeto expográfico de Célia Barros, a exposição "Arte Viva" é um convite à reflexão sobre o papel da arte em nosso tempo e em São José dos Campos. A exposição busca a valorização de um momento histórico da cena artística da cidade por meio de obras do acervo do Museu Municipal.
Entre 1962 e 1969 a cidade desfrutou de uma Escola de Belas Artes inspirada no ensino tradicional da arte e dirigido por Johann Gütlich, um artista com formação europeia e recém convidado para expor no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Na mesma época, existia também o Atelier Livre de Pintura de prática experimental, dirigido pelo artista e médico Estevão Nador, por sua vez sintonizado com os movimentos Concretistas e Neoconcretistas que clamavam por novas posturas estéticas.
"Sem exagero, podemos afirmar que este contexto envolvendo a tradição do ensino da arte e a pesquisa de novas abordagens sobre forma e representação na prática do Atelier Livre de Pintura foram dos momentos mais férteis da arte na nossa cidade", disse a curadora.
Como consequência, surgem novas demandas e os Salões de Arte responsáveis por premiar jovens artistas brasileiros, hoje reconhecidos no Brasil e exterior. "Dessa maneira, temos um acervo de grande representação de um período histórico das artes brasileiras que foi restaurado e exposto pela primeira vez com este recorte histórico", afirma Pitiu.
Dia Internacional dos Museus
O Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, foi criado pelo Conselho Internacional de Museus em 1977. A data tem o objetivo de promover os museus enquanto importante meio para o desenvolvimento de compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos.
Museu Municipal
O Museu Municipal é um dos edifícios mais conhecidos da população, localizado na região central de São José dos Campos, pois já foi sede da Prefeitura. Construído em 1926 e transformado em museu em 1993, destinado a exposições e exposições de longa duração, o prédio é patrimônio da cidade.
A partir de 2018, o Museu Municipal passou por uma revitalização, recebendo melhorias na iluminação, para melhor valorização das exposições. A equipe de trabalho também ganhou uma atualização e conta com funcionários bilíngues. Este local também possui um auditório com capacidade para 120 pessoas, que recebe cursos, shows e muito mais.
A maior parte do acervo do Museu Municipal hoje é composta por objetos e itens adquiridos pela Prefeitura. Esses objetos encontram-se divididos por diferentes coleções, como a Cerâmica Weiss, Observatório Astronímico Remo Cesaroni, Tecelagem Parahyba, objetos audiovisuais e de artes visuais, objetos de arte sacra e objetos folclóricos.
Outros museus
Além do Museu Municipal, São José dos Campos conta com o Museu de Arte Sacra, o Museu do Folclore, o Museu Interativo de Ciências, o Museu do Esporte, o Museu do Lixo e o Memorial Aeroespacial Brasileiro. O Museu do Folclore, inclusive, está participando da 19ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 17 a 23 de maio em todo o Brasil.
LINK DA VISITAÇÃO VIRTUAL:
http://fccr.sp.gov.br/museumunicipal/arteviva1/
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .