/// Notícias

Museu Vivo volta a reunir diferentes detentores do saber popular

O Museu Vivo é um programa que valoriza representantes da cultura popular e seus trabalhos, com destaque para as áreas do artesanato, culinária e música. / Foto: Divulgação

Museu Vivo volta a reunir diferentes detentores do saber popular


28.09.2023

Mais uma vez, detentores do saber popular estarão reunidos no Museu do Folclore de São José dos Campos, para um novo encontro do Museu Vivo. A primeira edição de outubro acontecerá neste domingo (1º), das 14h às 17h. A atividade é gratuita e aberta ao público, que pode vivenciar os saberes e fazeres destes detentores. 

O Museu Vivo é um programa que valoriza representantes da cultura popular e seus trabalhos, com destaque para as áreas do artesanato, culinária e música. Os encontros ocorrem sempre aos domingos à tarde, na área externa do museu, que fica no Parque da Cidade.


Artesanato 

A novidade deste domingo será a mineira de Belo Horizonte, Flávia Helena, que compartilhará seus saberes sobre artesanato em papel machê e bonecos feitos com palitos de fósforo. Esta é a primeira vez que ela participa do programa. 

Flávia conta que herdou o gosto pelo artesanato da sua mãe, Maria Thereza. "Comecei produzindo acessórios infantis, mais especificamente bonecos feitos com palitos de fósforos, barbante, linha e lã”, explica.

Ela conta que sempre gostou de diversificar e, com isso, descobriu como usar o papel machê, "que permite bastante flexibilidade e é bem moldável”. 


Churros

Para a culinária, a convidada é a baiana Joana Cavalcante Rocha, que já participou de outras edições do programa. Nesta edição, ela compartilhará com o público uma receita de churros, que tem muitos dos seus saberes culinários.

Joana conta que aprendeu a cozinhar quando ainda era criança, vendo sua mãe e outras pessoas mais velhas preparando diferentes pratos. "Também ajudei meu pai na roça de macaxeira, desde o plantio até a produção da farinha e da tapioca”, lembra ela. 


Músicas

Nestes encontros não pode faltar a música e, novamente, o Trio da Roça marcará presença. O grupo é formado por Miguel Fernandes Faria, na viola, João de Souza Santos, na segunda voz, e José Antonio (Zé Índio), no violão. 

A história da formação do trio começou numa igreja, onde Miguel conheceu João. Eles passaram a tocar juntos durante as missas e depois de um tempo passaram a se apresentar em outros lugares, tocando músicas sertanejas.

O terceiro integrante foi diferente algumas vezes e, hoje, é o Zé Índio.Todos moram no Jardim Satélite e tocam numa emissora de rádio, em Paraibuna, e em festas. 


Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade, em Santana. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. 


Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .