/// Notícias

Museu Vivo terá brincantes, bolo de cenoura e bonecas de pano

A dupla Vira Cambota se inspiram nas manifestações da cultura popular para realizar seus trabalhos. / Foto: Divulgação

Museu Vivo terá brincantes, bolo de cenoura e bonecas de pano


19.10.2023
O clima de festa vai tomar conta do Museu do Folclore de São José dos Campos neste domingo (22), com a realização de mais uma edição do Museu Vivo voltada às crianças. A atividade é aberta ao público e prevê vivências com detentores de saberes e fazeres da cultura popular na área externa do museu, das 14h às 17h.

A música ficará por conta da dupla Vira Cambota, formado pelos brincantes Fábio Camargo e Regiane Silveira, que se inspiram nas manifestações da cultura popular para realizar seus trabalhos. "Nós fazemos um passeio pelo imaginário folclórico, interagindo com crianças e adultos”, dizem eles. 

Fábio Camargo, natural de Guarulhos, também é músico, compositor, cantor e ator. Atua na área desde 2002 e já integrou vários grupos e projetos. Além de ser formada e atuar como terapeuta ocupacional, a joseense Regiane da Silveira também é cantora, musicista e escritora.

Bolo de cenoura

Liliana Penha, natural de Suzano, participará do Museu Vivo pela primeira vez, fazendo uma receita de bolo de cenoura. Liliana é aposentada, voluntária da Obra Social Célio Lemos e participante do projeto Ecomuseu dos Campos de São José, onde realiza muitas atividades. 

Ela conta que aprendeu a cozinhar aos 7 anos de idade, com a sua mãe. "Eu observava minha mãe na cozinha e, aos poucos, ela foi me ensinando a fazer uma coisa e outra e eu fui aprendendo. Hoje, além de fazer doces e salgados, também gosto de plantar e produzir artesanato”, destaca Liliana. 

Bonecas de pano

"Desde criança gosto de artesanato. Comecei a fazer pintura de tela quando parei de trabalhar, mas eu gosto mesmo é de produzir bonecas de pano e bichos de tecido”, conta Shirley de Oliveira, natural de Jundiaí.

Shirley de Oliveira veio para São José dos Campos em 1995, para trabalhar na antiga fábrica da Kodak. Em 2005, começou a fazer pintura em tela e escolheu artesanato como meio de vida. 

Programa e Gestão

Destinado a valorizar e dar visibilidade a diferentes detentores do saber popular e aos seus trabalhos, o Museu Vivo é um programa do Museu do Folclore e ocorre aos domingos à tarde de forma gratuita.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. O CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, é responsável pela sua gestão.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .