/// Notícias

Museu Vivo deste domingo destaca o artesanato de dois mineiros

O Museu Vivo é um dos muitos programas desenvolvidos pelo Museu do Folclore ao longo do ano. / Foto: Paullo Amarall / FCCR

Museu Vivo deste domingo destaca o artesanato de dois mineiros


20.05.2022
A rica e diversificada cultura popular local estará, mais uma vez, em destaque no Museu do Folclore de São José dos Campos. Neste domingo (22), mais dois representantes desta cultura estarão compartilhando seus saberes com o público, em uma nova edição do programa Museu Vivo: os mineiros Eunice Coppi e Otto Lopes dos Santos. A atividade acontece no lado externo do museu, das 14h às 17h.

Por serem mineiros, Eunice e Otto serão mencionados durante a 20ª Festa do Mineiro, promovida pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo nos dia 21 e 22, no Parque da Cidade, onde está localizado o Museu do Folclore. 

Eunice Coppi, 63 anos, é natural de Sabará, e mora em São José dos Campos desde seus quase 12 anos. Ela confecciona bonecos e objetos por meio de empapelamento e já esteve outras vezes no Museu Vivo. Eunice também foi protagonista da exposição temporária Meu mundo é de papel (em 2017) e, recentemente, passou a integrar o projeto Balaio Galeria, ambos de iniciativa do museu.

Otto Lopes tem 93 anos e nasceu em Baependi, mas há muito tempo mora em São José. Depois que se aposentou, passou a fazer o que mais gosta. Pelas suas mãos, produtos da natureza, como galhos, cascas, sementes e folhas de árvores são transformados em bichos e objetos. Resultado de pura criatividade, que vem desde a escola, onde sempre tirou 10 em trabalhos manuais. 

Compartilhamento

O Museu Vivo é um dos muitos programas desenvolvidos pelo Museu do Folclore ao longo do ano. A atividade é realizada duas vezes por mês, aos domingos à tarde, reunindo representantes da cultura popular regional, que têm a oportunidade de compartilhar com o público seus saberes nas áreas do artesanato, culinária e música.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos. 

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7354 ou (12) 3924-7318
www.museudofolclore.org 


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .