Museu realiza vivência de contação de história pela Primavera de Museus

20.09.2023

Como parte da programação do Museu do Folclore de São José dos Campos na 17ª Primavera de Museus, acontece, nesta sexta-feira (22), das 14h30 às 16h30, uma vivência sobre "Técnicas de Contação de História”.

A atividade ocorrerá na brinquedoteca do museu e será conduzida pela contadora de história Regiane da Silveira. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo link: bit.ly/ContaçãodeHistóriasMF. Estão sendo oferecidas 15 vagas.

"Minha intenção é mesclar teoria e prática sobre diferentes formas de contação de história, a importância da oralidade, da criatividade e outros detalhes importantes do processo. Todos nós gostamos de contar uma história sobre alguma coisa”, enfatiza Regiane.

Segundo ela, a intenção de realizar a vivência na brinquedoteca do museu "é justamente para que os participantes possam aproveitar os elementos do espaço em suas histórias, como brinquedos e livros infantis”, explica Regiane.

Perfil

Regiane da Silveira também é escritora, cantora e musicista, além de integrar o grupo Vira Cambota e atuar como artista e terapeuta com pessoas com deficiência, em situação de vulnerabilidade social e crianças.

A profissional tem formação em Terapia Ocupacional, é especializada em Musicoterapia, é técnica em Terapia não Verbal e pós-graduanda em Gestão Cultural.

Evento

A Primavera de Museus é uma iniciativa do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que envolve museus e instituições culturais do Brasil, visando estimular a participação do público nas atividades e oferecer espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes.

O tema deste ano é "Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, e ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org