/// Notícias

Museu do Folclore retoma programação do Museu Vivo em outubro

Museu do Folclore volta a realizar, o projeto Museu Vivo, , neste domingo (9), das 14h às 17h. / Foto: Divulgação.

Museu do Folclore retoma programação do Museu Vivo em outubro


06.10.2022
O Museu do Folclore de São José dos Campos volta a realizar, neste domingo (9), das 14h às 17h, o programa Museu Vivo, uma atividade bastante conhecida do público que frequenta o Parque da Cidade. Em setembro, houve apenas uma edição, mas, neste mês, o programa também ocorrerá nos dias 16 e 23. 

Como de outras vezes, três representantes da cultura popular regional foram convidados a compartilhar seus saberes e fazeres com as pessoas presentes: Eliana Eberle Carvalho Sena da Silva, 59 anos, no artesanato; Josefa Vieira Gomes, 58, na culinária; e Sérgio Ricardo Sena da Silva, na música. 

Artesanato

A joseense Eliana Sena conta que dedicou parte da sua vida às atividades da igreja onde frequentava e foi lá que aprendeu a fazer muita coisa em artesanato. Ela mora há 18 anos no bairro Campos de São José, ao lado do marido, Sérgio Sena, e dos seus filhos. 

Assim como Sérgio, Eliana é participante ativa do Ecomuseu dos Campos de São José, projeto gerido pela mesma organização que faz a gestão do Museu do Folclore, o CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular).

Culinária

Na culinária, a cearense Josefa Vieira Gomes, 58 anos, cozinheira de mão cheia compartilhará seus saberes na preparação de um bolo. Ela conta que aprendeu a mexer na cozinha quando era criança. "Nós não tínhamos acesso a pão e aprendi a fazer tapioca”, lembra Josefa. 

Quando tinha 18 anos, Josefa veio morar em São José com sua irmã, no Jardim Morumbi, mas em 1989 mudou-se para o Campos de São José. Hoje ela já sabe preparar várias receitas, como das conhecidas esfirras que comercializa em eventos do bairro. 

Música

Apesar de não ter concluído um curso de música, Sérgio Ricardo Sena da Silva, 54 anos, tira som de instrumentos alternativos que ele mesmo produz, como uma flauta e um violão de lata. "Me considero um autodidata e uso dos conhecimentos da minha profissão para fazer muita coisa artesanal”, afirma. 

No domingo ele convidará o público presente, principalmente as crianças, para uma dinâmica musical. "Quando minha família morou em Sergipe, pude viver intensamente a cultura local, que tem muitas festas tradicionais, banda de pífano, festa junina nordestina e outras”, lembra Sena. 

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP, organização da sociedade civil sem fins lucrativos criada em 1998, com sede em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .