/// Notícias

Museu do Folclore registra 5.595 visitantes no 1° semestre do ano

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Prof. Nelson do Nascimento Monteiro, em visita ao Museu do Folclore. / Foto: Divulgação

Museu do Folclore registra 5.595 visitantes no 1° semestre do ano


12.07.2022
O Museu do Folclore de São José dos Campos recebeu no primeiro semestre do ano 5.595 visitantes. Só em junho, dos 1.352 visitantes, 790 eram de São José, 313 de outros estados (17) e municípios (114); e sete do exterior (Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Hungria e Japão). 

Alguns destes visitantes chamam atenção pelo motivo da visita e outros pelo perfil acadêmico e até mesmo profissional. Detalhes que são acompanhados de perto pelo Setor Educativo do museu, responsável, entre outras atribuições, pelo controle e mediação das visitas. 

A paraibana Aparecida de Cássia M. Freitas, de João Pessoa (PA), visitou São José pela primeira vez. "Eu vim visitar minha filha que mora e trabalha na cidade e aproveitei para conhecer alguns pontos turísticos; e fiquei encantada com o museu”, afirmou Aparecida. 

Pela segunda vez, James Richard de Almeida, morador de Mogi das Cruzes, veio a São José para visitar a amiga Ingrid, que o levou para conhecer o Parque da Cidade e o museu. "Gostei muito da exposição, principalmente da Sala Festas”, ressaltou James. 

Escolas
Entre os visitantes de São José, 242 (230 alunos e 12 professores) eram de escolas. O Colégio Poliedro foi uma delas, com um grupo de 14 alunos (de 12 a 14 anos, do ensino fundamental) e três professores, todos ligados ao projeto Linhas do Vale – Museu de Nós.

As demais foram a Escola Estadual de Ensino Médio Integral Prof. Nelson do Nascimento Monteiro (49 alunos e 2 professores) e as unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) na Vila Tesouro (81 alunos e 4 professoras) e no Parque Industrial (86 alunos e 3 professores).  

Exposição temporária
Além da exposição de longa duração, os visitantes também conheceram a exposição temporária ‘Mãos que amparam: Histórias do Parir e do Partejar’, como a fotógrafa Fabiana Beracochea, de São José, que disponibilizou fotos para a mostra. "Gostei muito do trabalho e de ter contribuído com ele”, disse ela. 

Outra que também visitou a exposição temporária, acompanhada da mãe, foi a pernambucana Márcia Maria de Oliveira, que mora em São José. "Venho sempre ao Parque da Cidade e hoje resolvi trazer minha mãe, Maria do Carmo da Silva, que mora em Pernambuco, para conhecer o Museu do Folclore. 

Gislayne Cabide, de Avaré, é enfermeira parteira, e ficou vislumbrada com a exposição temporária. "Gostei muito desse trabalho e vou começar a seguir o museu nas redes sociais”, disse ela. A exposição temporária segue aberta até o final de setembro, no mesmo horário de visita da exposição de longa duração. 
Horário 

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. A entrada é gratuita. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .