‘Museus: Perdas e Recomeços’ é o tema da 15ª Primavera dos Museus que, mais uma vez, contará com a participação do Museu do Folclore de São José dos Campos. A programação joseense será híbrida e acontecerá nos dias 21, 22 e 26 de setembro, com a realização de bate-papos virtuais, lançamento de exposição virtual e reabertura de exposição temporária. As transmissões virtuais serão feitas pelo Facebook do Museu do Folclore (https://www.facebook.com/museudofolclore).
As atividades programadas para os dias 21 e 22 serão inteiramente virtuais, mas a do dia 26 será híbrida, pois o museu já terá retomado suas atividades presenciais. Neste dia será reaberta a exposição temporária ‘Território de Sonhos e Lembranças’, inaugurada no dia 1º de março do ano passado e fechada 17 dias depois.
A Primavera de Museus é promovida pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) em todo o Brasil e, neste ano, o tema propõe uma reflexão sobre a função dos museus durante a pandemia. A programação geral começa no dia 20, envolvendo 685 museus de 25 estados e 296 cidades. Ao todo, serão realizados 1.760 eventos.
Como espaços de convergência da experiência humana, sociais, históricas ou artísticas, os museus proporcionam um reencontro com a história. E como repositórios de experiências e emoções, também podem ser espaços individuais e coletivos de superação e de reinvenção, publicou o Ibram.
"Pensamos numa programação que preparasse a instituição para tocar o visitante para além de suas fronteiras formais, aproximando museu e público por meio de sentimentos e emoções, tanto para os que se encontrarão no espaço físico do prédio, quanto para os que acompanharão as atividades de casa”, enfatiza a museóloga do museu, Mariana Boujadi.
Programação local
Dia 21 (terça-feira) / 19h às 20h
(virtual)
Transmissão de Saberes na Arte Popular: Bate-papo virtual com a antropóloga e professora Valéria
de Aquino.
Mediação: Renata Sparapan
(pesquisadora do Museu do Folclore).
Dia 22 (quarta-feira) / 19h às 20h
(virtual)
Lançamento da exposição virtual: ‘Além da Mula Sem Cabeça – Exposi-Ação (Mês do
Folclore 2021). Bate-papo virtual com os professores Sonia Maria da Silva Gabriel
(EE. Ana Cândida de Barros Molina) e Luiz Alberto de Souza (EMEF Vera Lúcia
Carnelli Barreto).
Mediação: Maria
Angélica Perez Belucci (educadora do Museu do Folclore).
Dia 26 (domingo) / 16h às 17h (virtual e
presencial)
Museu Vivo e reabertura da exposição
temporária: ‘Território de Sonhos e
Lembranças’, com trabalhos da artesã e artista popular Thereza Mariano
Pinheiro.
Mediação: Tiane Tessaroto
(pesquisadora do Museu do Folclore).
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .