Museu do Folclore e Ecomuseu participam da 9ª edição da Flim

A participação se dará por meio do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular). / Foto: Divulgação.

Museu do Folclore e Ecomuseu participam da 9ª edição da Flim

13.09.2023
O Museu do Folclore de São José dos Campos e o Ecomuseu dos Campos de São José participarão da Flim 2023 (Festa Literomusical), que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Parque Vicentina Aranha. Eles ocuparão um espaço no Pavilhão São José, com uma série de atividades.

A participação se dará por meio do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore e pelo Ecomuseu. No ano passado a instituição também participou do festival.

A Flim chega à 9ª edição e terá como tema o amor. Considerado um dos eventos literários e musicais mais importantes do Vale do Paraíba, a Flim contará com nomes consagrados da literatura e revelações da música brasileira, além de uma homenagem ao poeta joseense Cassiano Ricardo.

A festa é uma realização da AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; e conta com parceria institucional de várias instituições, entre elas a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o CECP.

Lançamento

A principal atividade da programação do CECP será o lançamento do 29º volume da Coleção Cadernos de Folclore ("Congadas e Moçambiques no Vale do Paraíba Paulista”), que acontecerá no dia 16 (sábado), as 13h30, seguido de sessão de autógrafos, roda de conversa com os autores e distribuição do livro.

O público também poderá conhecer todos os volumes da coleção e outras publicações da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, do Museu do Folclore, especializada em cultura popular. Também será possível realizar cadastro de usuário para futuros empréstimos.

Na sequência do lançamento do livro e sessão de autógrafos, entre 15h e 16h30, escritores locais poderão apresentar e interagir com o público sobre suas obras.

Museu Vivo

Outra atração prevista para o espaço será a realização de uma edição especial do programa Museu Vivo, onde alguns detentores da cultura popular, na área de artesanato, compartilharão seus saberes sobre bordado, empapelamento e figuras de barro.

As edições normais do programa ocorrem aos domingos à tarde na área externa do museu, das 14h às 17h. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Outras atividades

A participação do CECP também prevê a realização de um ensaio musical aberto na sexta-feira (15), das 17h às 19h (Ecomuseu) e de jogos teatrais no sábado (16), das 9h30 às 12h, em parceria com o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).

Ainda no sábado (16), a partir das 17h, o CECP comandará um cortejo musical que sairá do Pavilhão São José e percorrerá toda a extensão do Parque Vicentina Aranha, convidando o público para festejar a realização do evento.

Parque Vicentina Aranha
Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302 – Vila Adyana

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)