/// Notícias

Museu do Folclore dá visibilidade à sua biblioteca durante a Flim

A Biblioteca Maria Amália Côrrea Giffoni, estará presente na oitava edição da Festa Literomusical de São José dos Campos, que será realizada entre os dias 15 e 18 de setembro, no Parque Vicentina Aranha.

Museu do Folclore dá visibilidade à sua biblioteca durante a Flim


09.09.2022
Especializada em cultura popular, a Biblioteca Maria Amália Côrrea Giffoni, do Museu do Folclore de São José dos Campos, estará presente na oitava edição da Flim (Festa Literomusical de São José dos Campos), que será realizada entre os dias 15 e 18 de setembro, no Parque Vicentina Aranha.

A biblioteca estará em destaque no espaço destinado ao CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, responsável pela gestão do Museu do Folclore. No local, serão distribuídos livros da Coleção Cadernos de Folclore, projeto desenvolvido pelo museu. 

Também será distribuído no espaço o livro Ecomuseu dos Campos de São José – Memórias e Perspectivas, que conta a história de outro projeto do CECP, o Ecomuseu dos Campos de São José. O projeto é desenvolvido em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Socioambiental, e conta com apoio da Prefeitura. 

Histórico

A biblioteca foi instituída em 1996, quando recebeu sua primeira doação, com livros do acervo da professora e folclorista Maria Amália (já falecida). À época, a doação foi intermediada pelo Museu de Folclore Rossini Tavares Lima, ligado à Associação Brasileira de Folclore, com sede em São Paulo. 

Posteriormente, o acervo da biblioteca ganhou novos livros, doados pelas folcloristas Angela Savastano e Helena Weiss (já falecida); além de aquisições que passaram a ser feitas pelo CECP. 

Funcionamento

A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, em prédio anexo ao da exposição do museu e possui um acervo com mais de quatro mil documentos, entre livros, CDs, DVDs, fotos e hemeroteca. 

Também é possível consultar o acervo da biblioteca de maneira virtual, por meio deste endereço: https://cecp.phlnet.com.br/. Além disso, dois projetos do museu são coordenados pela biblioteca: Ouvindo por Acaso e Folclore em Movimento.  

Os empréstimos podem ser feitos mediante cadastro pelo e-mail bibliotecadomuseu@gmail.com com a informações dos seguintes dados: nome completo, e-mail, telefone de contato e documento de identidade (anexar).

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .