/// Notícias

Museu do Folclore abre seu presépio com presença de 5 Folias de Reis

O presépio, este ano, foi montado pelo mineiro José Paulo de Oliveira, 83 anos, com a ajuda de familiares e amigos./ Foto: Divulgação

Museu do Folclore abre seu presépio com presença de 5 Folias de Reis


29.11.2023
Com a participação de 5 Folias de Reis, o Museu do Folclore de São José dos Campos abrirá seu presépio neste domingo (3), a partir das 13h30, no Parque da Cidade, marcando o início do Ciclo de Natal. O encontro também servirá para o museu comemorar 26 anos de existência. 

O presépio, este ano, foi montado pelo mineiro José Paulo de Oliveira, 83 anos, com a ajuda de familiares e amigos. Ele é integrante da Cia dos Três Reis Estrela do Oriente e monta presépios há 62 anos. João Paulo produz as próprias peças que usa no presépio, todas feitas de madeira e alumínio.

"Quando recebi o convite para montar o presépio do Museu do Folclore fiquei ansioso, pois teria oportunidade de mostrar a minha tradição e devoção. Estou orgulhoso em poder reunir minhas filhas, neto, genro, sobrinho e irmão para fazer este trabalho. Foi muito gratificante”, declarou José Paulo. 

Participarão da manifestação os seguintes grupos: Irmandade de Santos Reis, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, Folia de Reis do Mestre Zé Mira e Cia dos Três Reis Estrela do Oriente (de São José dos Campos) e Folia de Reis Filhos do Oriente (Jacareí).

Gestão

O Museu do Folclore está instalado no Parque da Cidade desde 1997, onde mantém uma exposição de longa duração, a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, especializada em cultura popular, e uma brinquedoteca; além de realizar várias atividades.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1988 em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .