Museu comemora o Mês do Folclore com programação toda virtual
Quais são as nossas referências culturais ligadas, principalmente, ao ambiente familiar, aquelas que dizem respeito à transmissão dos saberes populares, seja pela observação natural dos fazeres ou por meio da oralidade? Estes são alguns dos questionamentos que norteiam as atividades que o Museu do Folclore de São José dos Campos programou para comemorar o Mês do Folclore.
A programação será toda virtual e direcionada a professores e alunos, devendo se estender entre os meses de agosto e setembro. Estão previstas uma live (dia 3), uma palestra (dia 5), inventário participativo com alunos, visita virtual ao museu, criação de um site específico sobre o tema e uma exposição temporária para exibir os trabalhos produzidos durante este período.
Segundo explica a museóloga Mariana Boujadi, do Museu do Folclore, essas referências culturais, tanto num âmbito individual quanto coletivo, estão intimamente ligadas às inter-relações geracionais. “São tradições e signos que conectam indivíduos com as pessoas mais velhas da família ou com seus antepassados distantes, como forma de perpetuar ou ressignificar algo”, ressalta.
As atividades contam com a parceria da AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), por meio do Parque Vicentina Aranha, que compartilhará as transmissões virtuais em suas redes sociais.
Estimular
Na prática, as ações propostas pelo Museu do Folclore visam estimular professores e alunos, de escolas públicas e privadas, a desenvolverem suas próprias atividades, mas de uma forma mais próxima do que vem a ser folclore e cultura popular. Daí o foco nas referências culturais, que constituem o patrimônio imaterial de cada um.
Uma das ferramentas que será utilizada para esta interação é o e-book ‘Além da mula sem cabeça’, que foi produzido e lançado recentemente pelo Museu do Folclore. “Nesta publicação tentamos construir pontes de diálogo onde seja possível reconhecer o folclore no cotidiano de nossas vidas e, assim, buscar formas de trazê-lo para o dia-a-dia da escola”, explica Mariana.
Programação
Dia 3 de agosto, 19h
Live: Além da mula sem cabeça: Exposi-Ação. Transmissão: YouTube do Museu do Folclore e do Parque Vicentina Aranha.
Mediação: Francine Maia.
Participações: Angela Savastano, Mariana Boujadi, Maria Angélica Perez, Tiane Tessaroto e Renata Sparapan.
Apresentação da proposta da programação deste ano, do e-book ‘Além da mula sem cabeça’ (produzida pela equipe do Museu do Folclore) e do site do Mês do F.
Dia 5 de agosto, 19h
Palestra: Tião Rocha. Transmissão: YouTube do Museu do Folclore e do Parque Vicentina Aranha.
Mediação: Tiane Tessaroto
A palestra destacará o fato de que a matéria prima para todo processo de aprendizagem envolve as pessoas, seus saberes, fazeres e quereres. Tião Rocha é educador, folclorista e antropólogo, criador do CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) e do Banco de Êxitos Solidariedade e Autonomia. Autor de obras sobre desenvolvimento cultural e comunitário e membro de várias organizações de fomento e iniciativas na área.
De agosto a setembro
Durante estes dois meses, as atividades previstas (relacionadas abaixo) serão disponibilizadas em um site criado especificamente para o Mês do Folclore:
- Visitas virtuais ao Museu do Folclore, com apresentação e discussão sobre patrimônio imaterial e inventário participativo, para identificação das referências e heranças culturais.
- Inventário participativo com alunos da Escola Estadual Profa. Ana Cândido de Barros Molina e Escola Municipal Profa. Vera Lúcia Carnevalli Barreto.
- Montagem final e abertura da exposição virtual com os trabalhos realizados pelos alunos das duas escolas.
Gestão
O Mês do Folclore é um dos projetos realizados pelo Museu do Folclore, que é um espaço da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), cuja gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org
Publicada em: 02/08/2021
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .