/// Notícias

Mês do Folclore faz número de visitantes aumentar em agosto

Do total de visitantes em agosto, 2.953 foram de São José dos Campos, 361 de outros estados e municípios e 19 do exterior. / Foto: Divulgação

Mês do Folclore faz número de visitantes aumentar em agosto


08.09.2022
O Museu do Folclore de São José dos Campos registrou um número maior de visitantes em agosto, de 3.334, em comparação aos sete primeiros meses do ano. O acréscimo se deve aos 1.671 alunos que participaram do Mês do Folclore, realizado entre agosto (últimos seis dias) e setembro, com atividades externas e visitas às exposições. Em oito meses, 11.719 pessoas já visitaram o museu.

Do total de visitantes em agosto, 2.953 foram de São José dos Campos (sendo 955 de visitas espontâneas e 327 de agendadas), 361 de outros estados (16) e municípios (80) e 19 do exterior (5 dos Estados Unidos, 4 da Espanha, 3 da Argentina, 2 do Paraguai, 2 da Bolívia, 2 da Itália e 1 de Taiwan). 

Dos visitantes de outros estados, destaque para o casal Stefhan Rony Lima de Silva, 50 anos, e Tânia Araújo, 53, que vieram de Boa Vista (RO) a passeio. "Ficamos em São José durante dez dias e na visita ao Parque da Cidade conhecemos o Museu do Folclore. Um lugar muito interessante, principalmente a Sala Identidades”, destacou Stefhan. 

Uma outra visita que também chamou atenção da equipe de educadores do museu, foi de um grupo do curso de gastronomia do Senac (16 alunos mais o professor), que se impressionou com a reprodução de uma genuína ‘fábrica de farinha’, bastante comum nas regiões norte e nordeste do Brasil. 

A obra é de autoria do mestre Saúba (Antonio Elias da Silva, já falecido) e fica na Sala das Tecnologias da exposição de longa duração do museu. Ela é composta por várias peças feitas em madeira, ligadas a um pequeno motor elétrico, que permite movimento à cena. 

Horário e agendamento 
O Museu do Folclore funciona no Parque da Cidade desde 1997 e suas exposições (de longa duração e temporária) podem ser visitadas de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. As visitas em grupo devem ser agendadas previamente pelo telefone (12) 3924-7354 ou (12) 3924-7318.

Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos, que mantém termo de colaboração com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, a quem o museu está ligado.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .