A oficina de bateria, com o músico Passarinho, acontecerá nos dias 19 e 20./ Foto: Divulgação.
Com uma programação dedicada ao Mês da Música, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo disponibiliza uma série de oficinas e workshops em novembro.
As ações formativas acontecerão no Centro Cultural Clemente Gomes e terão temáticas diversas, como percussão, ritmos brasileiros, composição e práticas de conjunto.
Serão quatro atrações presenciais e uma online. Para participar, os interessados deverão se inscrever por meio deste formulário (https://forms.gle/C94jkw3fTE1boxeF6).
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e a confirmação será realizada um dia antes do evento.
Programação
Dia 19 e 20, das 15h às 20h
Oficina de bateria: estudo de ritmos pernambucanos, frevo, maracatu e caboclinho aplicados no instrumento
com Luiz Felipe Cavalcanti Farias
Os ritmos regionais como o coco, maracatu e frevo são patrimônios da cultura pernambucana. A abordagem desses ritmos será o objeto de estudo, proporcionando aos alunos um primeiro contato com a cultura popular pernambucana. No entanto, outro ponto importante é incentivar a musicalidade nos inscritos, envolvendo outros estilos, como o rock, funk, blues, jazz, entre outros.
Mais conhecido como Passarinho, Luiz é músico profissional inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB). É baterista há 15 anos e integrante da banda Dom Pescoço e da banda Coletivo Estoril há oito anos. Também é protagonista e mentor de seu projeto musical solo, intitulado "Passarinho e o Sistema Brega de Som”.
Dia 27, das 14h às 17h
Oficina de percussão corporal e ritmos brasileiros (online)
com Guilherme Augusto
Uma oficina que proporciona uma prática colaborativa, onde os participantes estão convidados a explorar a musicalidade do próprio corpo. Os exercícios que fazem parte da oficina estão baseados em jogos e dinâmicas da percussão corporal, técnicas de percussão e criatividade, fonemas e movimento. É uma técnica que desenvolve a escuta, integração e cooperação, abarcando a diversidade e individualidade de cada um.
Dia 28, das 14h às 17h
Workshop de Prática de Conjunto
com Marcelo Mariano
Com grande experiência em gravações e shows, Marcelo ministra workshops e masterclass focado em prática de conjunto, onde pode avaliar, exemplificar e experimentar todas os tipos de situações musicais, tanto nos palcos, como em estúdios de gravação.
Filho do pianista e arranjador, Cesar Camargo Mariano, e da cantora Marisa Gata Mansa, o baixista Marcelo Mariano sempre conviveu com músicos, compositores e cantores, tendo a oportunidade de fundamentar suas escolhas musicais ouvindo o que havia de melhor e mais importante no âmbito nacional e internacional.
Dia 27 e 28/11, das 14h às 18h
Residência de Composição
com François Muleka
O curso pretende ser um espaço seguro de expressão, escuta e pesquisa em que, com o auxílio de dinâmicas criadas para tal intento, as pessoas envolvidas possam descobrir maneiras mais cômodas e confortáveis para expressarem-se através da composição. Serão dois encontros de 4h de duração cada em que François Muleka vai compartilhar seu método de composição e apresentar detalhadamente seu processo de criação.
Figura ímpar recém-chegada na cena de São Paulo, François Muleka é um artista de estilo livre, adepto a várias linguagens e que atua como artista visual, cantor, compositor e pluri- instrumentista, tendo lançado os discos Karibu (2013), Feijão e Sonho (2015), O Limbo da Cor (2016) e Fauno Aflora (2016); além de ter dirigido trabalhos de artistas como Marissol Mwaba e Ipomea Urutau.
Serviço
Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana - CEP 12211-115
Telefones: (12) 3924-7324
Email: cgomes@fccr.sp.gov.br