Diversos espaços culturais da FCCR contam com uma programação variada. / Foto: Divulgação
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que acontece no próximo dia 8 de março.
As atividades, que começam nesta quarta-feira (6), seguem durante todo o mês. Vai ter música, cinema, exposição, palestra e muito mais. Confira a programação abaixo.
A largada, no próximo dia 6, às 18h, será com a palestra "Família, Gênero e Violência: Direitos da Mulher e a Busca por Avanços e Igualdade no Brasil”, com a advogada Rafaela Pinheiro, no auditório do Museu Municipal.
Para participar é necessário fazer uma inscrição prévia neste link.
A programação tem a mulher como principal foco nas produções que celebram o reconhecimento das conquistas femininas.
Ao todo, oito espaços culturais recebem as atrações do Mês da Mulher. O Jazz no Galpão Especial e o Cena de Mulher Especial, que acontecem nos dias 27 e 28 de março, prometem fechar em grande estilo a maratona de atividades.
Um pouco mais sobre o movimento feminista
Em Nova York, no ano de 1911, um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company, que empregava 600 pessoas, em sua maioria mulheres imigrantes judias e italianas, deixou 146 mortos.
No dia do incêndio, algumas pessoas conseguiram escapar pelas escadas e elevadores, mas muitas, em desespero, pularam das janelas para fugir do fogo.
O incidente foi muito significativo para o movimento operário norte-americano e para o movimento feminista
O ano de 1917, na Rússia, foi fortemente marcado pelo ciclo revolucionário que derrubou a monarquia czarista. Nesse clima de agitação revolucionária, as mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve, no dia 8 de março, e reivindicaram a ajuda dos operários do setor de metalurgia. Essa data entrou para a história como um grande feito de mulheres operárias e também como prenúncio da Revolução Bolchevique.
Após a Segunda Guerra Mundial, o dia 8 de março tornou-se aos poucos o símbolo principal de homenagens às mulheres (em virtude da greve das russas), e também foi associado ao mês de março, a partir de então, o evento do incêndio em Nova York.
Em 1977, a ONU oficializou a data 8 de março como o "Dia Internacional da Mulher”, com o objetivo de homenagear o movimento pelos direitos das mulheres e obter apoio internacional para a luta pelo direito de voto para as mulheres.
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .