/// Notícias

Jongo é destaque em vídeo do Folclore em Movimento

Os vídeos exibidos anteriormente também podem ser conferidos diretamente no canal do museu no YouTube / Foto: Divulgação

Jongo é destaque em vídeo do Folclore em Movimento


15.04.2021

Definida como manifestação cultural afro-brasileira que envolve dança, canto, fundamentos sagrados e muita ancestralidade negra, o Jongo é o destaque do próximo vídeo da série Folclore em Movimento, produzida pelo Museu do Folclore de São José dos Campos. O vídeo será exibido na próxima quarta-feira (21), às 20h, pelo canal do museu no YouTube.

Na última quarta-feira (14) foi exibido um vídeo que dá destaque a algumas características do Jongo, identificadas em pesquisa realizada pelo Museu do Folclore em 2001, em Barra do Piraí, cidade da região valeparaibana do Rio de Janeiro, onde nasceu o mestre Laudeni de Souza, jongueiro do grupo Mistura da Raça de São José dos Campos. Laudeni será o protagonista do vídeo que será exibido na semana que vem.


O material que vem sendo exibido foi editado a partir das imagens e informações inéditas de 93 vídeos que fazem parte do acervo audiovisual do Museu do Folclore, com registros feitos durante pesquisas realizadas entre as décadas de 1990 e 2000. Ao todo, o acervo do museu possui 300 vídeos com conteúdos diversos sobre a cultura popular. 

Programação

A série foi lançada em fevereiro e se estenderá até o dia 30 de junho, num total de 22 vídeos de curta duração, sempre às quartas-feiras no mesmo horário. Os vídeos exibidos anteriormente também podem ser conferidos diretamente no canal do museu no YouTube. Confira as próximas datas e temas abordados:
 

Abril – Dia 21: Jongo – Mestre Laudeni. Dia 28: Religiões de Matrizes Africanas.

Maio – Dia 5: Devotos do Divino. Dia 12: Zé Mulato e Cassiano – Divino. Dia 19: Mesada dos Anjos. Dia 26: Reza de São Sebastião.

Junho – Dia 2: Folia de ReisDia 9: Folia de Reis – Marungos. Dia 16: Folia de Reis – MusicalidadeDia 23: Folia de Reis – PresépiosDia 30: Folia de Reis – Encontro de Bandeiras.

O material bruto (sem edição) pode ser consultado (ou copiado) na Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni. Neste caso, por conta da pandemia, as solicitações precisam ser agendadas pelo e-mail bibliotecadomuseu@gmail.com  
 

Projeto

A série Folclore em Movimento foi produzida com recursos de projeto aprovado junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual, que também prevê a renovação do acervo bibliográfico, do mobiliário e dos equipamentos da biblioteca do museu e a implantação de um projeto de acessibilidade na exposição de longa duração. 
 

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1999. O local encontra-se fechado desde março do ano passado em razão da pandemia da covid-19.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 – www.museudofolclore.org





A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .