Jefferson Leite e Rafael Gonzá trazem releituras de músicas de tradições populares

O show traz o ritmo marcante das músicas de tradições populares e da música brasileira para o Museu de Arte Sacra. / Foto: Paullo Amarall / FCCR

03.08.2023
A música brasileira será reverenciada na apresentação "De Viola e Rabeca”, da dupla Jefferson Leite e Rafael Gonzá, neste sábado (5), a partir das 11h, no Circuito Cultural Central (5). A apresentação é de iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo e acontece no Museu de Arte Sacra (ao lado do Mercadão Municipal). É gratuita e livre para todos os públicos.

Jeferson Leite e Rafael Gonzá misturam a rabeca nordestina à viola caipira em interpretações originais para temas do repertório popular brasileiro. Músicas do choro e forrós de rabeca se fundem à diversidade rítmica da música caipira e ganham uma nova cara em apresentação instrumental.

A música "Mourão” ou "De Viola e Rabeca”, de Cesar Guerra-Peixe, dá o nome ao espetáculo e serve de mote para os novos arranjos de composições consagradas. Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Luiz Gonzaga, Bambico e músicas de tradições populares compõem o repertório da dupla, que oferece nessas releituras, o encontro certo com a boa música brasileira.

A apresentação integra também a programação mensal do projeto cultural Mercadão Vivo, desenvolvido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico e com o apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Além das apresentações musicais aos sábados, o projeto conta também com outras intervenções artísticas, city tour e feira de artesanato.

Museu de Arte Sacra
Travessa Chico Luiz, 67 – Centro