/// Notícias

Homenagem a Alain Delon marca retomada do Cine do Centro

O "Cine do Centro” prevê sessões de filmes franceses gratuitas uma vez por mês, no Museu Municipal. / Foto: Divulgação

Homenagem a Alain Delon marca retomada do Cine do Centro


09.01.2025

O Cine do Centro retoma na próxima quarta-feira (15), às 19h, a exibição de filmes no Museu Municipal. O filme "Gângsters de Casaca” será a primeira atração de 2025.

O filme, que é legendado em português, tem classificação indicativa de 12 anos. A entrada é gratuita, sem necessidade de reserva de ingresso.

O Cine do Centro integra o Circuito Cultural Central, programa visa incentivar a vida artística no coração da cidade, revitalizar a região, fortalecer o comércio e dar mais qualidade de vida às pessoas.

O Filme "Melodie en sous-sol" estreou no Brasil com título Gângsters de Casaca no dia 1 de março de 1963, com a atuação do lendário duo, Alain Delon e Jean Gabin, do Cinema francês e mundial, num thriller bem à moda daquele cinema e à medida dos seus protagonistas.

Henri Verneuil dirige com competência e estilo, assegurando sempre a atenção do espectador.

O filme conta a história de Charles, recém-saído da prisão, um ladrão veterano que despreza os planos de sua mulher de viver uma vida tranquila e longe do crime. Juntamente com um antigo companheiro de cela, ele planeja um grande assalto a um cassino em Cannes.

Alain Delon

Alain Delon foi um ator e cineasta francês, muito conhecido na década de 1960-70, que atuou em uma variedade de filmes, dos quais muitos são famosos, como: Rocco e Seus Irmãos e O Samurai.

O ator começou sua carreira na Marinha Francesa, onde se alistou aos 17 anos, e durante 1953-1954 serviu como fuzileiro naval na Primeira Guerra da Indochina.

Em 1956, depois de ser dispensado desonrosamente da marinha, Delon retornou à França. Ele passou um tempo trabalhando como garçom, porteiro, secretário e assistente de vendas. Durante esse tempo, tornou-se amigo da atriz Brigitte Auber e juntou-se a ela em uma viagem ao Festival de Cinema de Cannes, onde sua carreira cinematográfica começaria.

"Esta noite, mais do que o fim de uma carreira, acho que é o fim de uma vida. É uma espécie de homenagem póstuma… em vida. Quando comecei, me falaram que o mais difícil era durar. Eu durei 62 anos (de carreira). Mas agora eu sei que o que é difícil é partir. E vou partir, mas não sem antes agradecer. (...) Se hoje eu sou uma estrela, devo ao público e a mais ninguém. ” Estas foram as palavras de Alain Delon ao receber uma Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes de 2019, poucas semanas antes de sofrer um AVC que o deixaria debilitado.

Delon faleceu no dia 18 de agosto do ano passado, aos 88 anos.

Sobre o projeto

O "Cine do Centro” prevê sessões de filmes franceses gratuitas toda segunda quarta-feira do mês, no Museu Municipal de São José dos Campos. Desenvolvido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em parceria com a Aliança Francesa Vale do Paraíba, o projeto tem curadoria de Patrick Houdin, diretor cultural das Alianças Francesas do Vale do Paraíba, mestre em relações interculturais pela Universidade Sorbonne em Paris, professor de língua francesa e tradutor.

Ficha técnica

Mélodie en sous-sol - ‘Gângsters de Casaca’

Direção de Henri Verneuil

Com Alain Delon | Claude Cerval | Henri Virlojeux | Jean Carmet | Jean Gabin | José Luis de Villalonga | Viviane Romance

Ano: 1962

Duração: 118 minutos

Gênero: Ficção | Thriller | Adaptação literária

Faixa etária: 12 anos

Museu Municipal de São José dos Campos - Auditório

Praça Afonso Pena, 29, Centro

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .