Flávio Craveiro ganha sessão de filme documentário de artista joseense

Marcos Santos aprendeu a se comunicar através de desenhos. / Foto: Divulgação

Flávio Craveiro ganha sessão de filme documentário de artista joseense

24.10.2023
A Casa de Cultura Flávio Craveiro terá sessão especial de cinema nesta quarta (25), às 19h30. O filme documentário "Marcos Força de Vontade” tem o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo e é viabilizado pelo FMC (Fundo Municipal de Cultura). O filme é gratuito e não precisa de ingresso, é só chegar e prestigiar.

O filme documentário "Marcos Força de Vontade”, de Zoran Djordjevic, conta a história do artista plástico joseense Marcos Santos. Zoran conheceu Marcos nos anos 90, quando trabalhava na FCCR e, naquele tempo, começou a filmá-lo. Reunindo todos esses registros ao longo dos anos, o diretor Zoran optou pela não interferência, assentindo o processo natural da linguagem artística, oportunizando a imagem para dialogar com o público. Ele aborda a temática da divina força da vontade humana, tendo como argumento a trajetória e a personalidade do artista plástico Marcos Santos.

Marcos Santos nasceu em 1971 na periferia de São José dos Campos, no meio de uma família de 12 irmãos. Durante o parto, lhe faltou oxigênio e, com isso, Marcos nasceu com paralisia cerebral, deixando-o com consequências permanentes. Desde pequeno, ele aprendeu a se comunicar através de desenhos. As suas primeiras "obras de arte” foram feitas com um pedaço de carvão que ele encontrou na rua.

Quarta (25) às 19h30
Filme documentário "Marcos Força de Vontade”

Casa de Cultura Flávio Craveiro
Av. Lênin, 200 - Dom Pedro I