Projeções animadas convidam o público a imaginar histórias. / Foto: Maria Eduarda Rezende
O projeto Alumia - Festival de Luzes e Video Mapping realiza sua primeira edição em São José dos Campos na próxima sexta-feira (24), às 19h30, na Casa de Cultura Júlio Neme, em São Francisco Xavier. O distrito recebe a intervenção artística Mural Animado.
A ideia é criar animações e projetá-las em tempo real, formando cenas inusitadas e divertidas em diferentes composições. Por vezes na parede, outras no chão, figuras de pássaros, alienígenas, gatos, cachorros ou amarelinhas, a atividade propõe brincadeiras para as pessoas que estiverem acompanhando a intervenção.
A mesma atividade também acontece durante o Bar de Quinta, no próximo dia 31 de janeiro, às 20h, no Parque da Cidade.
Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, às 19h30, é a vez da fachada do Museu Municipal receber as projeções do Festival Alumia, com obras audiovisuais exclusivas.
Compõem o evento dois tipos de mostras: uma com seis artistas/coletivos convidados da cidade e do Brasil, e outra competitiva de Frame /gif/loop para criadores interessados em participar.
São artistas e coletivos convidados: Lumina Pirilampus, Tubão, VJ Cria, VJ Jolie, Juli, Coletivo Coletores.
O evento também terá espaço brincante com luzes e discotecagem.
O projeto tem o incentivo da Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura e conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Saiba Mais
Video mapping é uma técnica de projeção audiovisual que consiste em transformar superfícies em telas interativas, projetando vídeos e animações.
Nos bastidores do Alumia, Tubão e Lumina são os produtores e artistas deste projeto e através de suas pesquisas no campo das imagens e narrativas, se aventuraram na técnica de animações digitais e analógicas.
A dupla criou em 2019 o coletivo De Brinks no Rolê como uma forma de criar diálogos entre espaços, pessoas e universos extraordinários.
Durante a pandemia da covid-19, o duo se aprofundou nas projeções mapeadas. Como maneira de ocupar a rua, brincar e trazer algum alento as pessoas, eles projetavam suas criações na parede lateral da casa de um amigo e na empena de um prédio vizinho ao deles.
"Depois disso, Tubão começou a participar de algumas mostras de Mapping, como o FIV (Festival Internacional de Videomapping), que acontece em Curitiba (PR) e Cerrado Mapping, em Minas Gerais”, disse Lumina.
Com essa experiência e muito estudo, o projeto Alumia foi tomando forma para então ganhar os paredões da cidade.
Programe-se
Sexta-feira (24) - Mural Animado
Casa de Cultura Júlio Neme
Quinta-feira (30) - Mural animado
Centro Cultural Clemente Gomes
Sexta-feira (31) e sábado (01/02) - Festival de Luzes e Vídeo Mapping
Museu Municipal
Casa de Cultura Júlio Neme
Praça Cônego Manzi, s/nº, centro,
São Francisco Xavier
Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da
Cidade, Santana
Museu Municipal de São José dos Campos
Praça Afonso Pena, 29, Centro
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .