/// Notícias

Exposição do museu ainda concentra maior número de visitantes

A exposição de longa duração, sob curadoria do museólogo Raul Lody, concentra o maior número de visitantes. / Foto: Divulgação.

Exposição do museu ainda concentra maior número de visitantes


10.04.2023
Criada em 2006, sob curadoria do museólogo Raul Lody, a exposição de longa duração do Museu do Folclore de São José dos Campos – Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional –, continua sendo o local de maior fluxo de visitantes durante o ano todo. 

Por ela, passam, mensalmente, pessoas do município e de diferentes regiões do Brasil e até do exterior. Visitantes como o casal Deborah Ellen Nascimento, 28 anos, e Matheuw Thomas Everett, 30 anos, que esteve no museu em março. 

Ellen é joseense, mas mora com Matheuw nos Estados Unidos há três anos. "Eu conheci o museu quando era criança e agora quis aproveitar o passeio e mostrar ao Matheuw”, disse ela. 

É na área de exposição que também acontecem fatos interessantes, como dos alunos Yasmin e Renan, que se identificaram na foto do grupo escolar que ilustra o folheto de divulgação do museu. 

Ou do mineiro Márcio Vinícius Carreira Lemes dos Santos, aluno de História na Universidade Federal de Viçosa, que está fazendo o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre o museu.

Números

Em março, 1.301 pessoas visitaram o museu de forma espontânea e agendada (em grupos). Deste total, 947 foram de São José, 338 de outros estados (12) e municípios (57); e 16 do exterior (Alemanha 4, Canadá 3, Estados Unidos 5, França 2 e Portugal 2). Nos três primeiros meses do ano já foram registrados 5.490 visitantes. 

Além da exposição de longa duração, o museu também registrou a presença de outras 340 pessoas que participaram das atividades do Museu Vivo (realizado aos domingos), das Terças com Museologia (toda última terça do mês) e frequentaram a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni. 

Horários e gestão

As visitas à exposição são gratuitas e podem ser feitas de forma espontânea, de terça a domingo, das 9h às 17h. Já as visitas em grupo acontecem de terça a sexta, no mesmo horário, e devem ser previamente agendadas pelo site do museu. 

A biblioteca pode ser frequentada de segunda a sexta, das 9h às 17h. Empréstimos do acervo podem ser feitos mediante cadastro do usuário, com apresentação de documento com foto e comprovante de residência. Mais informações pessoalmente ou pelo e-mail: bibliotecadomuseu@gmail.com 

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .