/// Notícias

Domingo tem último Museu Vivo do mês no Parque da Cidade

Último Museu Vivo do mês no Parque da Cidade neste domingo (28).

Domingo tem último Museu Vivo do mês no Parque da Cidade


25.08.2022
Bijuterias e acessórios, doce de abóbora com coco e muita moda de viola, são os atrativos do Museu Vivo deste domingo (28), no Museu do Folclore de São José dos Campos, a partir das 14h. A atividade reúne representantes da cultura popular da região, que compartilham com o público seus saberes e fazeres.

Para esta última edição de agosto, foram convidados a mato-grossense Angela Mendes da Silva (artesanato), que participa pela primeira vez, a mineira Ana Rosa dos Santos (culinária) e a dupla de violeiros Ivo Viola e Valtecides, nascidos em São Bento do Sapucaí e São José dos Campos, respectivamente. 

O Museu Vivo é um dos muitos programas realizados pelo Museu do Folclore, ao longo do ano, com objetivo de valorizar e dar visibilidade aos conhecidos fazedores da cultura popular e seus trabalhos. Além disso, os encontros possibilitam uma verdadeira integração com o público.

Manuseio e criatividade

Angela Mendes, 44 anos, mora em São José desde o início do ano, quando aceitou convite de uma amiga para deixar São Paulo, onde morava. Nascida em Terenos (MS), foi para Campo Grande ainda jovem. É formada em Artes Visuais e Artes Cênica e Dança. Já atuou como atriz, dançarina e pesquisadora em diferentes regiões do Brasil. 

Por conta de trabalhos artísticos que também realiza, desenvolveu figurinos, cenários e adereços, o que possibilitou destreza no manuseio e criatividade para criação de peças. Hoje, também produz bijuterias a partir do que tem disponível realizando peças únicas.

Gosto pelos doces

Ana Rosa, 75 anos, é conhecida do público que frequenta o Museu Vivo. Neste domingo, ela compartilhará uma receita de doce de abóbora com coco. Ela já fez, em outras ocasiões doces de casca de laranja e de mamão, bolo de milho e paçoca. "Eu gosto muito de fazer doces”, diz ela.  

Mineira de nascimento, Ana Rosa cresceu na roça com sua família. Sempre acompanhou e observou a mãe na cozinha, onde aprendeu a fazer vários tipos de comida. "As pessoas na roça são muito criativas, inclusive na cozinha. O forno era a brasa em cima da tampa da forma, para conseguir assar os alimentos”, recorda.

Unidos pela música

Os violeiros Ivo Raimundo Pinto, 71 anos, e Valtecides dos Santos Malta, 67 anos, já tocam e cantam juntos há um bom tempo. Apesar disso, trilharam caminhos diferentes até formarem a dupla Ivo Viola e Valtecides. No domingo vão relembrar canções antigas e até algumas mais novas do cenário sertanejo.  

Ivo começou cedo e aos 11 anos já tocava em festas e rodas de amigos. "Aprendi sozinho, pois cresci ouvindo modas caipiras, catira e forrós”, diz ele. Valtecides sempre gostou de música sertaneja, mas nunca teve tempo de aprender a tocar viola. Só aos 50 anos é que aprendeu e, justamente, com o atual parceiro. 

Exposição e gestão

Além das atrações do Museu Vivo, o público que for ao Museu do Folclore neste domingo também poderá visitar suas exposições, de longa duração e temporária. O local estará aberto das 14h às 17h e a entrada é gratuita. 

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. 

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354



A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .