/// Notícias

Cozinheira prepara moqueca caipira durante Museu Vivo de domingo

Viviani Leite, cozinheira que estará no Museu Vivo domingo, no Museu do Folclore. / Foto: Divulgação

Cozinheira prepara moqueca caipira durante Museu Vivo de domingo


26.05.2022
Quem for ao Museu do Folclore de São José dos Campos, neste domingo (29), terá oportunidade de acompanhar o preparo de uma iguaria muito comum nas festas de Paraibuna e região, nas décadas de 60 e 70, a moqueca caipira, conhecida também como moqueca de índio ou poqueca. 

A receita será desenvolvida e compartilhada pela cozinheira Viviani Leite, uma das representantes da cultura popular da região convidada para participar do Museu Vivo, ao lado do violeiro Valdir Ramos de Andrade e da artesã Lídia Jovina. 

O Museu Vivo acontece, no mínimo, duas vezes por mês, aos domingos à tarde, entre 14h e 17h. Os encontros reúnem fazedores nas áreas do artesanato, culinária e música, que compartilham os seus saberes e fazeres com o público presente. 

Culinária
Viviani Leite, 45 anos, também conhecida por Chimbica, é de São José dos Campos e, além de cozinheira, é pesquisadora, educadora, fotógrafa e produtora cultural. Já realizou performances culinários, cozinha experimental, escreveu artigos e debateu o desperdício alimentar e a indústria da alimentação. 
Pesquisa a relação entre cultura e alimentação na região do Vale do Paraíba e a influência indígena na alimentação contemporânea, como a da poqueca – um pirão de farinha de mandioca enrolado na folha de bananeira, que com o tempo foi ganhando novos temperos e incorporando diversas proteínas, do frango ao peixe. 

Música
Valdir Ramos, 50 anos, é de Igaratá, mas no meio musical é conhecido pelo nome artístico de Ramos Play Show Sertanejo. Seu pai e sua mãe tocavam viola e vieram para São José do extremo de Igaratá, que ele chama de sertão. 
Ele conta que tocava com a família e que há 15 anos tem a música como meio de vida. Por dez anos formou dupla com outro violeiro e percorreu alguns estados tocando moda sertaneja; e há três segue carreira solo.

Artesanato
Lídia Jovina, 59 anos, também é São José dos Campos, e seu saber está concentrado nos trabalhos que misturam crochê e garrafas pet. Ela conta que aprendeu a fazer crochê na adolescência, com uma vizinha, e a utilização da garrafa pet veio de uma técnica ensinada por uma conhecida do Paraná.  

Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. 

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .