O Cine Santana recebe, nesta sexta-feira (3), o documentário "Fio do Afeto”, que retrata a história de oito mulheres que integraram o projeto social "Máscara Mais Renda”, desenvolvido durante a pandemia da Covid-19. A sessão é livre para todos os públicos, sem a necessidade de reservar ingresso.
O documentário é viabilizado pela Fundação Vale e conta a inspiradora história de brasileiras que conseguiram transformar a crise da coronavírus em oportunidades de superações pessoal e coletiva através da confecção de máscaras de proteção.
Entre as mulheres, estão quilombolas, indígenas, ribeirinhas e moradoras de grandes centros urbanos, que encontraram soluções para superar os desafios sociais, políticos e econômicos causados pela pandemia.
Sobre o projeto "Máscara Mais Renda”
Lançado em 2020 para criar oportunidades de protagonismo e autonomia financeira às mulheres em meio à pandemia, o projeto apoiou cerca de 2 mil costureiras e artesãs em todas as regiões do país, as quais produziram mais de 3 milhões de máscaras que foram doadas para organizações sociais. As máscaras foram distribuídas para territórios em situação de vulnerabilidade social e comunidades indígenas e quilombolas em todo o Brasil.
Além de promover a inclusão produtiva de mulheres que, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), são responsáveis pela renda de 45% dos lares no Brasil, a iniciativa contribuiu para a cultura de prevenção da Covid-19.
Sexta (3), às 19h30
Documentário "Fio do Afeto”
Produzido pela Giros Filmes
Ficha Técnica
Direção: Bianca Lenti
Produção Executiva: Bianca Lenti, Belisario Franca e Maurício Magalhães
Direção de Produção: Olivia Buarque
Direção de Fotografia: Lucas Freitas, Edu Freire, Fernanda de Sena, Fernando Solidade Montagem: Tatiana Gouveia
Pesquisa: Carolina Ribas
Participação especial: Zezé Motta e Heloísa Buarque de Hollanda
Av. Rui Barbosa, 2005, Santana