Cine Santana exibe documentário sobre o artista Marcos Santos

Marcos Santos nasceu com paralisia cerebral e, desde os 8 anos de idade, aprendeu a se comunicar através de desenhos. / Foto: Divulgação.

Cine Santana exibe documentário sobre o artista Marcos Santos

20.09.2023

O Cine Santana terá sessão especial de cinema nesta quinta (21), às 20h. O filme documentário "Marcos Força de Vontade” tem o apoio da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo e é financiado pelo FMC (Fundo Municipal de Cultura). O filme é gratuito e não precisa de ingresso, é só chegar e prestigiar.

O filme documentário "Marcos Força de Vontade”, de Zoran Djordjevic, conta a história do artista plástico joseense Marcos Santos. Zoran conheceu Marcos nos anos 90, quando trabalhava na FCCR e, naquele tempo, começou a filmá-lo. Reunindo todos esses registros ao longo dos anos, o diretor Zoran optou pela não interferência, assentindo o processo natural da linguagem artística, oportunizando a imagem para dialogar com o público. Ele aborda a temática da divina força da vontade humana, tendo como argumento a trajetória e a personalidade do artista plástico Marcos Santos.

Marcos Santos nasceu em 1971 na periferia de São José dos Campos, no meio de uma família de 12 irmãos. Durante o parto, lhe faltou oxigênio e, com isso, Marcos nasceu com paralisia cerebral, deixando-o com consequências permanentes. Desde pequeno, ele aprendeu a se comunicar através de desenhos. As suas primeiras "obras de arte” foram feitas com um pedaço de carvão que ele encontrou na rua. E, desde os 8 anos de idade, Marcos realiza pinturas com os pés. Segundo as palavras do próprio Marcos "As dificuldades existem para serem superadas”.

Quinta (21) às 20h
Sessão especial - Filme documentário "Marcos Força de Vontade”

Cine Santana
Av. Rui Barbosa, 2005, Santana