/// Notícias

Centro Cultural Clemente Gomes abre exposição com protagonismo feminino

Essa exposição reúne oito artistas visuais residentes de São José dos Campos e da região do Vale do Paraíba. / Foto: Divulgação

Centro Cultural Clemente Gomes abre exposição com protagonismo feminino


27.03.2025

O Centro Cultural Clemente Gomes inaugura nesta sexta-feira (28), às 19h, a exposição de artes visuais "Lugar Delas Imaginar".

A exposição é livre e é acessível por meio de audiodescrição das obras.

A abertura acontece antes do show "Elas são o Brasil”, do projeto Cena de Mulher, no Palco do Arquivo.

A mostra vai até 28 de abril. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.

Essa exposição reúne oito artistas visuais de São José dos Campos e do Vale do Paraíba: Bethânia Souza, Camila Grun, Caroline FB, Catarina Dantas, Daniela Akemi, Isabella Siqueira, Janaína Vieira e Thaylla Barros, com obras criadas de maneira colaborativa.

Em 2021, o coletivo Lugar Delas, motivado pela pergunta "Mulher, por quê você se expressa visualmente?”, organizou a Mostra de Artes Visuais virtual. A exposição, com foco em artistas mulheres do Vale do Paraíba, proporcionou um espaço para que elas compartilhassem suas jornadas e processos artísticos durante a pandemia. Essa iniciativa culminou na exposição "Lugar Delas Imaginar".

Abordando os temas identidade cultural, conexões sociais e memórias, o projeto convida o público a mergulhar nesse universo de diálogos, imaginações e descobertas, explorando as múltiplas facetas da arte e da cultura do Vale do Paraíba.

O projeto foi financiado pelo EDITAL PNAB Nº 001/FCCR/2024.

Conheça as Artistas

Bethânia Souza Santos

Mulher preta quilombola, 35 anos, mãe solo e fundadora da Betanitas, promove a conscientização da cultura afro-brasileira através da arte têxtil. Estudante de Ciências Sociais, é também fundadora da Ciranda de Leitura, comunicadora, arte educadora e agente cultural. Atua como poetisa, escritora, atriz, dançarina e brincante da cultura popular, além de integrar o grupo percussivo Folha de Mariwô e continuar seu trabalho com a Betanitas.

Camila Grun

Aprendiz em artes visuais, arte educadora e produtora cultural. Graduada em fotografia, e pós-graduada em arte educação. Integrante do Coletivo Lugar Delas, e atuante na produção e curadoria de projetos culturais desde 2014. É amante do processo criativo livre e dos erros, e grande apreciadora das manualidades, memórias e cotidianos.

Caroline Farnesi Borriello

Mulher valeparaibana, com uma curiosidade crítica para com o mundo. Integrante do Coletivo Lugar Delas, pesquisadora da cultura popular e apaixonada por memórias e sua importância na vida, nos territórios. Comunicadora, curiosa em audiovisual, educadora social, produtora cultural, designer, artista visual, maracatuzeira. Experimento o mundo e busco ferramentas de aprender, trocar, contribuir e criar com propósito, além das exigências do capitalismo e sempre que possível, combatendo-o, em alegre rebeldia.

Catarina Dantas

Nascida em 1985, Floresta - Pernambuco. Xilogravadora, iniciou seus estudos em gravura em 2016, aprofundando-se no período da pandemia em 2020. Realiza muito dos seus papéis artesanalmente, e seus interesses estão na abordagem do feminino, mulheres de seu entorno e círculo de amizades, especialmente retratando mulheres negras, indígenas e a religiosidade afro-brasileira. A goiva grava delicadeza e resistência inspirada por mulheres míticas e reais. Vive e trabalha na cidade de Caraguatatuba, São Paulo.

Dani Akemi

Apaixonada por arte desde a infância, a joseense utiliza a fotografia para expressar sua visão de mundo. Bacharel em design gráfico, com experiência acadêmica na Alemanha e Irlanda, expôs seu trabalho "Trans-parecer" em diversos estados brasileiros. Compartilha seu processo criativo em oficinas na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, SESC SJC e Associação Fênix.

Isabella Siqueira

Artista visual, arte-educadora e muralista, nascida em Jambeiro e residente em Jacareí, SP, formada em Artes Visuais pela Univap. Integra o duo Antúrio, com projetos de muralismo, trabalhos em ateliê e arte-educação. Influenciada pela mãe, professora de pintura, e pelo avô, escultor, suas obras destacam-se pela experimentação com técnicas mistas, narrando a história de seus ancestrais e explorando o cotidiano interiorano brasileiro. Participou de projetos em SP, MG e PA.

Janaína Vieira

Nascida em 1997, Macambira, Sergipe. Reside em Jacareí, São Paulo

Artista visual e arte educadora. Sua pesquisa é desenvolvida a partir de reflexões sobre cotidiano, periferia, pertencimento e visibilidade social. Explorando perspectivas e expressões através de diversas linguagens artísticas; obra-objeto, fotografia, arte digital/analógica e muralismo.

Thaylla Barros

É uma multi artista maranhense nascida em 1995, radicada no interior de São Paulo, onde desenvolve sua arte com base em sua identidade nordestina, negra e indígena. Desde 2014, atua profissionalmente no meio artístico, explorando diferentes formatos e criando obras que retratam potência, sensibilidade e ancestralidade através de cores vibrantes e grafismos. Em São José dos Campos, realizou exposições individuais e participou de coletivas, além de ter seu trabalho apresentado em outras cidades e países. Thaylla recebeu prêmios de Trajetória Artística em Artes Visuais pela Lei Aldir Blanc (2020) e pela Lei Paulo Gustavo (2023).

Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 Parque da Cidade Roberto Burle Marx - Santana


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .