O Carnaval deste ano será diferente. Para manter a tradição do famoso bloco popular Pirô Piraquara, que vai às ruas há mais de 30 anos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo vai fazer uma programação virtual a partir desta quinta-feira (11) para todo mundo curtir em casa, em segurança.
A programação "Carnaval Virtual 2021” conta com videodocumentário, que traz as histórias e as curiosidades do Pirô Piraquara; workshop de empapelamento; e apresentações de samba-exaltação. Totalmente gratuita, as exibições serão transmitidas pelo canal do YouTube (youtube.com/fccrsjc).
O videodocumentário traz relatos que envolvem histórias desde o surgimento do bloco carnavalesco, seu nome, seu hino, seu envolvimento com a população joseense, inclusive o carinho dos funcionários da FCCR na sua organização.
O workshop de empapelamento é uma ação cultural que tem como objetivo difundir e fomentar a tradicional arte de confeccionar bonecões e máscaras para o Carnaval, a partir da técnica de empapelamento, sob orientação dos bonequeiros Bega e Fátima Aparecida, que tradicionalmente já cuidam dos tradicionais bonecões do Pirô Piraquara.
A programação também terá a "Patuscada Carnavalesca”, com a apresentação com dois sambas de exaltação e minidocumentário das atividades de manutenção e aprendizagem de ritmos de instrumentos de percussão de bateria de escola de samba do Projeto Patuscada Online, ocorrido durante o ano de 2020, no formato virtual.
A "Patuscada Carnavalesca” tem a participação dos aprendizes do Projeto Patuscada Online 2020, sob coordenação do mestre de bateria Rafael Freitas; das baianas da Escola de Samba Tom Maior – São Paulo e da Escola de Samba Estrela Cadente – Jacareí; e na voz e cavaco; respectivamente, as participações especiais de JuBlack e Milton Nascimento, integrantes da ala musical da Confraria do Samba Enredo de São José dos Campos.
O sambas exibidos serão: "Quem nunca viu o samba amanhecer vai no Bixiga pra ver - 2010”, do Grêmio Recreativo, Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai; e "Meu pavilhão, azul e branco és minha vida - 2015”, do Grêmio Recreativo, Cultural e Social Escola de Samba Nenê de Vila Matilde e toques instrumentais denominados breques.
O minidocumentário relata a experiência de frequentar as oficinas em formato virtual, seus benefícios e contratempos, e como a arte colaborou para o bem-estar e qualidade de vida durante a fase de isolamento social.
PROGRAMAÇÃO
Acesse youtube.com/fccrsjc
Dia 11/02/21 (quinta), às 19h
Histórias sobre o Pirô Piraquara – Videodocumentário
Dia 12/02/21 (sexta), às 15h
Workshop de Empapelamento, sob orientação dos bonequeiros Bega e Fátima Aparecida
Dias 13 e 14/02/21 (sábado e domingo), às 15h
Patuscada Carnavalesca - Participações dos aprendizes do Projeto Patuscada Online 2020, sob coordenação do mestre de bateria Rafael Freitas; das baianas da Escola de Samba Tom Maior – São Paulo e da Escola de Samba Estrela Cadente – Jacareí; e na voz e cavaco; respectivamente, as participações especiais de JuBlack e Milton Nascimento, integrantes da ala musical da Confraria do Samba Enredo de São José dos Campos.
Publicado em: 10/02/2021
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .