/// Notícias

Boneca ‘Nhá-Quara’ passa a integrar exposição temporária

A personagem faz referência aos cem anos de abolição da escravidão, celebrado no ano da primeira saída do Pirô. / Foto: Divulgação

Boneca ‘Nhá-Quara’ passa a integrar exposição temporária


01.03.2023
A boneca gigante Nhá-Quara, construída em 1988 por integrantes da extinta Comissão de Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, foi integrada à exposição temporária do Museu do Folclore, O Museu Pirô no Piraquara, no último final de semana.

A exposição faz uma homenagem aos 35 anos do bloco Pirô Piraquara e foi aberta no dia 16 de fevereiro, sem a presença da boneca, que antes de ser exposta participou das três saídas que o grupo fez durante o período de Carnaval.  

Nhá-Quara foi criada pela folclorista Angela Savastano, Dagmar Siqueira e Misae Odo. O nome é uma junção do vocábulo popular ‘nhá’ (sinhá ou senhora) e das duas últimas sílabas do nome do bloco.
 
A personagem representa uma mulher negra que carregava em seu pescoço uma placa com os dizeres: ‘Sem anos de liberdade’, fazendo referência aos cem anos de abolição da escravidão, celebrado no ano da primeira saída do Pirô (1988).

A exposição busca representar as cores do Carnaval por meio de máscaras, fantasias e bonecões confeccionados pelas oficinas do bloco Pirô Piraquara ao longo dos anos; além de históricos estandartes e material audiovisual.
 
Visitas e Gestão 
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h. No mesmo espaço, o visitante ainda confere a exposição de longa duração do museu, que destaca diferentes aspectos da cultura popular da região em salas que contam, inclusive, com sistema para atendimento de pessoas com deficiência auditiva e visual.
 
O Museu do Folclore de São José dos Campos é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade, em Santana, desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativo.
 
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7318


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .