/// Notícias

Balaio Galeria passa a contar com mais uma artesã em seu site

Eunice Coppi é a nova integrante do site do projeto Balaio Galeria. / Foto: Paullo Amarall / FCCR

Balaio Galeria passa a contar com mais uma artesã em seu site


23.05.2022
O site do projeto Balaio Galeria, do Museu do Folclore de São José dos Campos, passou a contar com mais uma integrante, a artesão e artista plástica Eunice Coppi, 63 anos, mineira de Sabará. Eunice é conhecida do público do museu e já participou de várias atividades, sendo protagonista da exposição temporária Meu mundo é de papel, em 2017.

Suas peças possuem uma forte relação com a infância passada em Minas Gerais e as raízes negras. Criada por sua avó, Eunice cresceu em um quintal repleto de árvores, hortas, córregos, pescas, músicas e brincadeiras. Quando criança, produzia os próprios brinquedos com materiais que estavam disponíveis no entorno, o que fazia com que sua criatividade aflorasse desde muito nova.

Eunice aplica a técnica de empapelamento, usando goma feita com água e polvilho azedo. Embebeda diversos tipos de papéis, transformando em rolete ou amassando. A partir de camadas, modela as peças e depois pinta com tinta látex e verniz. A artista possui um acervo com mais de duas mil peças e experiências com exposição em diversas instituições.

Projeto

O projeto visa dar visibilidade de sabedorias que se manifestam em expressões artísticas e nos fazeres artesanais de grupos e pessoas, valorizando e fomentando a arte e o artesanato, sob a ótica da cultura popular, por meio de conteúdos e ações que visam promover a salvaguarda e autonomia de quem faz arte. O site possui, atualmente, o perfil de 12 artesãos. 

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, localizado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. 

 
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7354 e (12) 3924-7318
www.museudofolclore.org 

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .