Após um ano fechado para reforma geral no prédio, o Museu Municipal de São José dos Campos foi entregue à população neste último dia 29 de janeiro. As obras, que começaram em janeiro do ano passado, incluem a substituição da rede elétrica, manutenção do telhado, pinturas externa e interna, forro, recuperação do piso, recuperação do amadeiramento, criação de um banheiro família, troca das longarinas e adequação para melhoria da acessibilidade das pessoas, como por exemplo, alargamento de portas e instalação de elevador. Antes disso, o Museu Municipal também recebeu tratamento de impermeabilização no entorno do prédio.
A partir de fevereiro, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo leva para o Museu Municipal uma programação cultural que prevê Cine Clube, com exibição de cinema francês; e, na sequência, ainda neste trimestre, cursos, palestras, workshops e ciclos de estudo ligados à área da Economia Criativa, como expografia, restauro, curadoria e a retomada do tradicional Curso de História da Arte.
Dentro da programação anual de Artes Visuais, que inclui uma exposição de longa duração e, de no mínimo, três de curta duração, está prevista para março a exposição com obras do acervo do artista Johan Gütlich.
Como forma de estimular a economia criativa, também está previsto o lançamento de um edital para ocupação do museu de forma onerosa, onde artistas, curadores e galeristas poderão locar algumas salas e o auditório. Os recursos serão investidos no próprio museu.
O Museu Municipal integra o Circuito Cultural Central que agora está inserido no novo programa de governo, o Urbaniza Centro, que reúne e revitaliza os principais cartões postais da cidade.
História
Construído em 1926, o Museu Municipal de São José dos Campos já foi sede da Escola Livre para Formação de Professores e da Câmara Municipal. O Poder Legislativo permaneceu ali até 2002, quando o edifício passou a pertencer à Prefeitura, sendo então denominado Espaço Mário Covas. Em 2007, a administração do prédio foi transferida para a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que faz atualmente a gestão do espaço cultural. Desde 1994, esse importante patrimônio histórico é preservado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de São José dos Campos).
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .