Oficina de Jazz na Casa de Cultura Chico Triste, região leste de São José. Foto: Paullo Amarall / FCCR
A abertura das oficinas culturais em São José dos Campos, no último dia 10 de março, marcou também o início das atividades para 97 orientadores artísticos da cidade.
O grupo de arte-educadores é responsável por ministrar as aulas para os 2.500 matriculados nas 150 oficinas culturais de diferentes linguagens artísticas (música, dança, teatro, circo, cultura digital, economia criativa, gestão cultural, entre outras) para crianças, jovens e adultos.
"Nesta semana, retornei às aulas nas casas de cultura. Recebi muitas crianças pela primeira vez, que diziam sonhar por anos fazer ballet. Palavras que me aquecem o coração. Um dia, fui uma dessas crianças que sonhavam em começar no ballet. Hoje, estar compartilhando dessa arte que tanto amo é gratificante. São elas que me motivam a melhorar e a continuar todos os dias”, disse a professora Khadija Souza.
A contratação de artistas da cidade para as oficinas nos bairros, além estimular a economia criativa, é um incentivo da Fundação Cultural Cassiano Ricardo à criação artística e ao intercâmbio de saberes.
"Voltar a ensinar cerâmica para adultos e crianças tem sido uma experiência profundamente gratificante. Ver a alegria nos olhos de cada aluno ao moldar o barro, experimentar texturas e transformar ideias em peças concretas é um privilégio. A cerâmica ensina paciência, criatividade e conexão com o momento presente. Poder compartilhar esse conhecimento com pessoas de diferentes idades torna o processo ainda mais especial”, afirma a professora Valéria Barsaglini, a Leca Barsa.
"Cada aula é uma troca, onde aprendemos juntos e celebramos as pequenas conquistas. É um prazer imenso ver a arte ganhar forma nas mãos de quem se permite criar”, completa.
As oficinas do programa Arte nos Bairros, o maior programa de ação descentralizada da região, também atende aos alunos da rede municipal de Educação e às crianças e adolescentes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), alcançando cerca de 10 mil pessoas.
Sobre o Arte nos Bairros
O Programa Arte nos Bairros disponibiliza espaços, em todas as regiões de São José dos Campos, destinados às atividades culturais que dão oportunidades de aprendizagem, novas vivências, experimentação e contato com várias linguagens e técnicas, possibilitando a difusão cultural, a formação de público e de profissionais para o setor cultural.
As oficinas culturais atendem crianças, jovens, adultos e idosos. As atividades possibilitam o acesso, de forma gratuita, ao aprendizado e ao exercício da arte, podendo adaptar-se aos mais variados formatos e contextos com o objetivo de oferecer o melhor atendimento à comunidade.
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .