Cauique Bonsucesso e Banda Por Um Fio se apresentam no Festavale, encerramento do Festivale no Palco do Arquivo. / Foto: Divulgação.
Durante 10 dias, São José dos Campos tornou-se palco de espetáculos aclamados pela crítica e profissionais do teatro de cinco estados brasileiros. O 39° Festivale termina neste sábado (1º), após uma maratona de workshops, bate papos e ações formativas, além de peças teatrais em horários e locais variados, espalhados pela cidade.
O encerramento ficará por conta do espetáculo Calango da Mandioca, de Cauique Bonsucesso e Banda Por Um Fio, às 22h, no Palco do Arquivo. A apresentação traz o espírito dos bailes de forró com o sotaque das festas do interior do Vale do Paraíba. Um forró pé de serra com temperos de ciranda, arrasta pé e outros ritmos tradicionais que, somados à poesia de suas composições, expressam uma energia e sonoridade de vanguarda.
O festival é totalmente gratuito, mas é necessário retirar ingressos para os espetáculos no site da FCCR. Confira a programação completa abaixo.
A 39ª edição do Festivale é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), com promoção das rádios Jovem Pan FM e CBN Vale FM.
Oficinas e ações formativas:
Dia 1º das 10h às 13h e das 14h às 17h - Corpo Ressonante com Sheila Faermann
Local: Centro Cultural Clemente Gomes
Vagas: 20. Acima de 16 anos.
Inscrições: https://forms.gle/HkrVmr6FyoZcHRxEA
Sheila Faermann repassa seus aprendizados obtidos durante o período em que participou do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), de Antunes Filho. A palavra "ressonante" se dá ao fato de que a técnica vocal da ressonância é um grande diferencial deste método e que auxilia o ator a compor vozes das mais variadas, sem prejudicar seu aparelho fisiológico. A palavra "corpo" é devida ao peso que a preparação corporal tem, através do "sistema L" e corpo neutro.
Dia 1º das 14h às 17h – Corpo - Voz na Tragédia com Leonardo Antunes, diretor e ator da CIA Teatral Energós
Local: Museu Municipal
Vagas: 30. Acima de 18 anos.
Inscrições: https://forms.gle/XH6Fi1qiiyKrCkzWA
A oficina propõe a investigação, por meio de treinamento corporal-vocal, do trabalho do ator na tragédia e do dilema que ele enfrenta nesse tipo de obra: realizar ações que vão além do individual, mas que, ainda assim, estão enraizadas nele.
Os participantes experimentarão um treinamento que toma a voz como corpo e o trabalho corporal como meio de ampliar a presença do ator e explorar as potências da voz. Leonardo Antunes aborda a noção do Coro como o grande protagonista da tragédia, utilizando trechos de peças trágicas e canções como base para o trabalho — tanto por seu sentido quanto por sua sonoridade.
Dia 1º das 14h às 17h - Oficina de Teatro e Narratividade com Cris Lozano - Projeto Folias e Jornadas (FMC)
Local: Centro Cultural Clemente Gomes
Vagas: 20. Acima de 16 anos.
Inscrições: https://forms.gle/1Wn4w8MisubdCBoq7
Há histórias que dormem dentro de nós, esperando um gesto para acordar.
Nesta oficina, o teatro se faz escuta — o corpo lembra, a voz descobre, o olhar inventa.
Entre sombras e presenças, seguimos tecendo narrativas que nos revelam, um sopro de cada vez.
Peças teatrais:
CANDEIA - 16h e 20h
Grupo Estação de Teatro (Natal)
Local: SESI
Gênero: Teatro contemporâneo
Classificação: Livre
Sinopse: Em "Candeia”, quatro velhas senhoras recebem o público em seu quintal. É dia de rezo, de cânticos e orações. De longe podemos sentir o cheiro das ervas frescas e do incenso. O café coado, o chá, o bolo de vó e o escalda pés são convites para que os presentes se conectem com suas memórias mais singelas, provocando um mergulho em si. Uma experiência teatral sensorial única e acolhedora.
SOLTEIRA SIM, SOZINHA NUNCA - 15h
Grupo: Teatro do Imprevisto (São José dos Campos)
Local: Arena do Parque
Gênero: Teatro de bonecos - mamulengos
Classificação: Livre
Sinopse: "Solteira Sim, Sozinha Nunca” une a comicidade do teatro de mamulengos à força da música popular para narrar a divertida saga de Maricota, uma boneca que ousou romper com um casamento arranjado. Anos depois, ela retorna ao Brasil em busca de sua herança, mas encontra um obstáculo inusitado: só terá acesso à fortuna se aceitar casar com o noivo que deixou no altar. Com humor afiado e ritmo contagiante, o espetáculo faz uma crítica às tradições opressoras e ao machismo, provocando o público a pensar: para a mulher, estar solteira é um problema na sociedade atual?
THE BICHOS - 15h
Grupo: Teatro D’Aldeia (São José dos Campos)
Local: Cine Santana
Gênero: Drama musical
Classificação: Livre
Sinopse: Em tempos difíceis, o único caminho para quatro animais abandonados foi pegar a estrada rumo ao desconhecido. Mas, o que eles não imaginavam era que, juntos, iriam mudar a história de suas vidas para sempre e criar a lendária banda The Bichos. Livremente inspirado no conto "Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, The Bichos é um espetáculo infanto-juvenil que fala da alegria dos recomeços embalado por clássicas melodias dos Beatles.
ESPELHO MEU, ESPELHO SEU - 16h
Local: Arena do Parque da Cidade
Gênero: Infantil
Classificação: Livre
Sinopse: No fundo de um velho baú, quatro brinquedos esquecidos despertam: a Bailarina Laila, o Espantalho Tantã, o Maquinista Lenha e o Guardião Tranca. Convidados a embarcar no Trem da Fantasia, eles seguem viagem pelas quatro estações do ano em busca da misteriosa Caixa da Felicidade. Cada estação revela desafios, músicas e lições que dialogam com as fases da vida — o encantamento da infância, a intensidade da juventude, a maturidade adulta e a sabedoria da velhice.
Mas, ao final da jornada, eles descobrem que a verdadeira felicidade não está trancada em nenhum objeto: ela nasce da amizade, da imaginação e da partilha de sonhos.
A inspiração para este espetáculo veio de uma simples conversa com meu filho, quando tinha apenas cinco anos. Perguntei o que ele gostaria de ser quando crescesse: surfista, ator ou empresário. Ele respondeu, com a inocência sábia das crianças: "Quero ser feliz.” Essa frase ecoou dentro de mim e se transformou no coração desta obra.
Assim, Espelho Meu, Espelho Seu (Trem da Fantasia) é mais que um musical infantil interativo: é um convite para refletir que a felicidade não é destino, mas caminho. Um caminho feito de encontros, persistência, partilha e encantamento — porque ser feliz, no fundo, é a maior escolha que podemos fazer.
TRIBOBÓ CITY - 18h
Grupo: NAC (São José dos Campos)
Local: SESI
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Tribobó City é uma cidadezinha onde tudo pode acontecer… e normalmente acontece do jeito mais inesperado possível. Quando a notícia de um tesouro escondido se espalha, bandidos trapalhões, autoridades nada confiáveis e moradores cheios de truques iniciam uma disputa sem regras. Entre armadilhas, mal-entendidos e alianças improváveis, a vida na cidade vira um tiroteio de risadas — prova de que, em Tribobó, ninguém é completamente mocinho… ou bandido.
SEREI SEREIA? - 18h
Grupo: Cia Truks (São Paulo)
Local: Teatro Municipal
Gênero: Teatro de bonecos para todas as idades
Classificação: Livre
Sinopse: "SEREI SEREIA?” conta a história de Inaê, que nasceu com um grande desafio: ela não pode andar. Sua mãe, então, conta à menina uma história: na verdade, Inaê é uma sereia, e por isso ela jamais poderia andar como os humanos. Que ao nascer em nosso mundo, a sua linda cauda de peixe foi transformada em pernas que não se adaptaram a essa nova condição. Assim, Inaê vive entre um mundo de fantasia, onde ela é a Princesa do Reino do Fundo do Mar, e a realidade, em que é uma criança cadeirante que, além das dificuldades impostas pela falta de acessibilidade, também enfrenta preconceitos.
O EXERCÍCIO DAS CRIANÇAS - 20h
Grupo: Cia Duo (São Paulo)
Local: Cine Teatro Benedito Alves da Silva
Gênero: Drama
Classificação: 18 anos
Sinopse: Exercício das Crianças é uma peça que estreou em 06/11/2024 na cidade de São Paulo. A ausência de cenário, iluminação ou figurino é uma provocação que leva o público a se questionar sobre os limites do teatro. A dramaturgia de Bruno Cavalcanti, a direção de Noemi Marinho e a atuação de Fernanda Viacava e Nicole Cordery fizeram o crítico teatral José Cetra elencar a peça como destaque de 2024 em dramaturgia, atuação, direção e melhor espetáculo.
O SONHO DE UM PALHAÇO DO SERTÃO - 21h
Grupo: Nômade (São José dos Campos)
Local: Centro de Estudos Teatrais (CET)
Gênero: Comédia dramática
Classificação: 12 anos
Sinopse: O espetáculo solo é uma livre inspiração na vida e obra de Ariano Suassuna, uma homenagem irreverente, lúdica e poética ao renomado escritor e dramaturgo brasileiro. A história é contada a partir do ponto de vista de Dom Pantero, um personagem criado por Ariano ainda menino, logo após a trágica morte de seu pai, que saiu à procura da enigmática Ilumiara. Em busca de descobrir seu verdadeiro significado, Ariano e Pantero embarcam em uma jornada por um sertão mítico e encantado, onde, juntos, enfrentarão a tão temida Morte Caetana.
ENCERRAMENTO - FESTAVALE - 22h
Espetáculo: Calango da Mandioca
Grupo: Cauique Bonsucesso e Banda Por Um Fio
Local: Palco do Arquivo
Sinopse: Do fogo das tradições, de rocha, terra batida e correntezas é feita a música de Cauique Bonsucesso. Em seu novo trabalho "Calango da Mandioca" o compositor, cantor e sanfoneiro propõe arranjos e densidades para sua música cheia de encanto e personalidade única. No show, a performance contagiante de Cauique Bonsucesso e da Banda Por um Fio traz o espírito dos bailes de forró com o sotaque das festas do interior do Vale do Paraíba. Um forró pé de serra com temperos de ciranda, arrasta pé e outros ritmos tradicionais que, somados à poesia de suas composições, expressam uma energia e sonoridade de vanguarda.
Categoria: MPB
Duração: 1h20
Classificação: Livre
Ficha Técnica:
Cauique Bonsucesso – Voz e Acordeon;
Dri Mudat – Voz, Percussão;
Daniel Xingu – Voz, Contrabaixo elétrico;
Lia Aroeira – Voz, Zabumba;
Daniel Gonçalves – Flauta transversal, voz e guitarra.
André Georges – Percuteria
Serviço
Arena do Parque da Cidade
Av. Olivo Gomes, 100, Santana
Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100, Santana
Cine Teatro Benedito Alves
R. Rui Dória, 935 - Centro
Cine Santana
Av. Rui Barbosa, 2005, Santana
Museu Municipal
Praça Afonso Pena, 29, Centro
Palco do Arquivo
Av. Olivo Gomes, 100, Santana
Teatro Municipal
R. Rubião Júnior, 84 - Centro
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .