Labirinthos 2.5 fecha a programação do dia, no Teatro Municipal / Foto: Bruna Massarelli
O penúltimo dia de Festivale acontece nesta sexta-feira (31), com uma programação plural espalhada por vários cantos da cidade, com peças infantis na região leste e no Parque Santos Dumont, além de apresentações em São Francisco Xavier e no Teatro Municipal.
Labirinthos 2.5 encerra a programação do dia, no Teatro Municipal, a partir das 21h.
Para os espetáculos realizados em espaços fechados, é preciso retirar ingressoneste link.
Selecionados
A programação do Festival é composta por 26 espetáculos teatrais selecionados pela organização do evento, peças viabilizadas por meio de editais, atrações inscritas no projeto Circulação, além de convidados.
O Festivale também vai oferecer ações formativas, que vão de workshops a debates, em diversos espaços públicos culturais de São José.
Mais de 500 profissionais irão trabalhar nos bastidores do Festivale, que tem público estimado de 30 mil espectadores.
A 39ª edição do Festivale é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), com promoção das rádios Jovem Pan FM e CBN Vale FM.
Confira a programação de sexta-feira (31):
A Briga da Onça e do Tatu - 9h e 14h
Grupo: Teatro de Gravata e Teatro do Rinoceronte (São José dos Campos)
Local: Casa de Cultura Eugênia da Silva
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: No tempo em que os animais falavam a nossa língua, dava pra gente entender direitinho a conversinha deles. Foi nesse tempo que a Onça começou uma briga com o Tatu. Tudo começou com os recados atrapalhados do Papagaio. Nesse leva e traz de recados ele provocou uma confusão. Assim, com recados malcriados de um lado e de outro a guerra estava declarada, com a enorme Onça e o pequeno Tatu. Permeada de músicas e desafios, a peça se propõe a divertir e a valorizar a nossa tradição oral e nossa cultura popular.
Sonhos de Francisco - Contos do Vale do Paraíba - 9h
Grupo: Marcelo Fernandes (São José dos Campos)
Local: Quiosque do Parque Santos Dumont
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Sonhos de Francisco, contos do Vale do Paraíba”, é um espetáculo de contação de história, uma adaptação autoral do Livro Sonhos de Francisco, contos do Vale do Paraíba. Esta história leva a conscientização para preservação da cultura popular da região do Vale do Paraíba, e de forma lúdica, faz uma reflexão sobre o cuidado com a natureza da Mata Atlântica. A história traz três personagens principais, Francisco, Maria e Zé, que vivem diversas aventuras nas cidades da região.
Teatro de Brinquedo e Histórias de Papel - 14h
Grupo: Teatro do Imprevisto (São José dos Campos)
Local: Quiosque do Parque Santos Dumont
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: A encenação se passa com uma trupe de atores, que utilizam um miniteatro e bonecos de papel, com narrativas das histórias "Pedro Malasartes e a Sopa de Pedra" e "O Guaname". De forma lúdica e bem humorada, a brincadeira fala sobre a importância de cultivar a generosidade, humildade e lealdade.
Candeia - 16h e 20h
Grupo: Estação de Teatro (Natal-RN)
Local: Sesi
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Em "Candeia”, quatro velhas senhoras recebem o público em seu quintal. É dia de rezo, de cânticos e orações. De longe podemos sentir o cheiro das ervas frescas e do incenso. O café coado, o chá, o bolo de vó e o escalda pés são convites para que os presentes se conectem com suas memórias mais singelas, provocando um mergulho em si. Uma experiência teatral sensorial única e acolhedora.
Tribobó City - 18h
Grupo: NAC Sesi (São José dos Campos)
Local: Sesi
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Tribobó City é uma cidadezinha onde tudo pode acontecer… e normalmente acontece do jeito mais inesperado possível. Quando a notícia de um tesouro escondido se espalha, bandidos trapalhões, autoridades nada confiáveis e moradores cheios de truques iniciam uma disputa sem regras. Entre armadilhas, mal-entendidos e alianças improváveis, a vida na cidade vira um tiroteio de risadas — prova de que, em Tribobó, ninguém é completamente mocinho… ou bandido.
Além dos Oceanos, o Hoje e Agora - 19h
Grupo: Cia Troupe de Teatro (São José dos Campos)
Local: CET (Centro de Estudos Teatrais)
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Dois atores: atores-narradores e personagens diversos, fazem através de recortes analíticos-reflexivos o ser negro na sociedade atual. A partir da emblemática: Abolição da escravatura, à Morte de Marielle Franco e Mãe Bernadete Pacifico; "Além dos oceanos, o hoje e agora”, mostra que acima de tudo, a resistência é a mola mestra do Povo Negro.
A Caravana dos Pássaros Errantes - 19h30
Grupo: Nômade (São José dos Campos)
Local: Praça Cônego Manzi (São Francisco Xavier)
Classificação indicativa: Livre
Sinopse:A peça reconta a história real de uma caravana cigana de passagem pelo Piauí em 1913, que depois de um desentendimento com um importante comerciante uma policial é chamada para persegui-los, os ciganos agora terão que fugir se quiserem manter sua liberdade, mas os que eles não esperavam encontrar pelo caminho uma antiga lenda guardada por séculos.
Panqueca Solamente - 19h30
Grupo: Cia Los Trancos e Barrancos (São José dos Campos)
Local: Teatro Dailor Varella
Classificação indicativa: Livre
Sinopse:A Palhaça Panqueca, acaba de completar 40 anos de carreira. O que para ela seria motivo de celebração e homenagens, acaba virando totalmente do avesso quando é despejada do teatro onde trabalhava há muitos anos. Na rua, sem dinheiro e sem comida, precisa seguir em frente e, apesar dos "tombos" e dificuldades, guerreira, ela enfrenta o abandono de seu grupo "Los Catitos" e vai à luta! Tudo o que tem é sua bagagem artística e é a partir disso que ela recomeça! Então, decide apresentar seus principais números para o povo que se aglomerou por ali mesmo para assistir ao seu "despejo". Tentando recordar suas atuações shakespeareanas, acaba apresentando releituras fabulosas a partir de suas confusas lembranças.
Labirinthos 2.5 - 21h
Grupo: Cia Energós
Local: Teatro Municipal
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Ao disputar o trono de Creta, Minos pede a Poseidon, deus dos mares, que envie um sinal de confirmação ao povo: um animal vindo do mar que deverá ser sacrificado em agradecimento. O deus atende ao pedido e faz surgir um touro branco do oceano. Minos assume o poder, mas não cumpre a promessa: não realiza o sacrifício necessário. Furioso, Poseidon lança um castigo sobre o mortal: faz com que sua esposa, Pasífae, enlouqueça, se apaixone pelo touro e engravide do animal. Nasce, então, o Minotauro — criatura com cabeça de touro e corpo de homem — que ao ser encarcerado em um labirinto, passa a ser usado como instrumento de terror pelo rei Minos.
Serviço
Casa de Cultura Eugênia da Silva
Rua dos Carteiros, 110 - Novo Horizonte
Parque Santos Dumont
Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 1000 - Vila Adyana
Teatro do Sesi
Avenida Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos
CET (Centro de Estudos Teatrais)
Avenida Olivo Gomes, 100 - Santana, Parque da Cidade
Praça Cônego Manzi
São Francisco Xavier
Teatro Dailor Varella
Av. Lenin, 200 - Dom Pedro I
Teatro Municipal
R. Rubião Júnior, 84 - Centro
WhatsApp para tirar dúvidas: (12) 99740-4427
/// Marco Regulatório - MROSC
/// Compras e Licitações
/// Cotações
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .