William Coelho é selecionado maestro da Orquestra

William Coelho possui uma formação musical sólida pela Universidade de São Paulo. / Foto: AMiranda.

William Coelho é selecionado maestro da Orquestra

28.01.2022

Após audição que aconteceu no último final de semana (dias 22 e 23), foi selecionado o primeiro integrante da Orquestra Joseense: o maestro. O edital para o concurso contou com 24 inscritos e todas as audições ocorreram no Teatro Municipal sob o olhar atento da Comissão de Seleção.

Spalla e chefes de naipes serão os próximos a serem selecionados. Os interessados têm até o dia 7 de fevereiro para se inscreverem. A expectativa é que em março comecem as atividades deste novo programa de formação da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

O escolhido para reger a orquestra é William Coelho, 39 anos, que já possui vasta experiência com regência e também como professor -- uma bagagem essencial para a condução da Orquestra Joseense.

"Vejo a Orquestra Joseense como uma pequena semente que já tem em si o DNA para se tornar uma árvore gigante e de destaque na floresta e, o principal, permanente e autossustentável”, disse Coelho, que descobriu sobre o edital nas redes sociais da FCCR.

Ainda que tenha sido recém-selecionado, o maestro já se prepara para os próximos desafios. "Agora começa uma etapa de trabalho intenso. Há muito que conhecer, organizar, planejar, propor e viabilizar. Um trabalho de grande fôlego e a muitas mãos. Estou feliz por saber que terei ao meu lado pessoas supercompetentes e apaixonadas da Fundação”.

Ele ainda ressaltou os principais pontos que diferenciam a Orquestra Joseense das demais. "Diferente de orquestras que já surgem totalmente profissionalizadas e que, com o passar dos anos, tende a encontrar dificuldade de renovar seu quadro profissional, a Orquestra Joseense começa já pensando - e atuando diretamente - na formação continuada de jovens músicos. Assim, a cidade passa a ser um terreno fértil para o desenvolvimento técnico de um músico de orquestra de nível profissional. Este jovem passar a ter perspectiva, de acordo com o crescimento e florescimento do projeto e da orquestra, de seguir sua carreira na própria cidade”.

A seleção dos bolsistas será a última etapa na formação da Orquestra. Serão 25 músicos em formação, divididos em duas categorias: aperfeiçoamento (10 vagas) e avançado (15 vagas).

Sobre William Coelho

Doutorando em musicologia e bacharel em regência pela USP, é maestro preparador do Coro da Osesp e regente titular da EOS Música Antiga USP, orquestra especializada no repertório dos séculos XVII e XVIII. Foi regente assistente do Coral e da Orquestra de Câmara da ECA-USP, professor de regência coral na pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes, professor de harmonia, contraponto e percepção da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor de canto coral da UNESP e professor convidado da Academia de Regência da Osesp. É regente convidado de orquestras como a Sinfônica da USP e a Sinfônica de Piracicaba. Foi finalista do Prêmio Jovem Talento 2019, da Revista Concerto. Em 2020, regeu o Coro da Osesp no Fórum Econômico Mundial em Davos na Suíça.