Temporada CET tem espetáculos presenciais aos sábados

Espetáculo "Vô Voar" da Cia Los Trancos e Barrancos acontece dia 5, às 21h. / Foto: Paulo Amaral / FCCR.

Temporada CET tem espetáculos presenciais aos sábados

02.02.2022

Em fevereiro, a temporada de teatro do Centro de Estudos Teatrais (CET) apresenta espetáculos de forma presencial e gratuita, para todos os públicos. A agenda deste mês ocupará os dias 5, 12, 19 e, no dia 26, a exibição do filme-espetáculo, sempre às 21h, no Centro Cultural Clemente Gomes.

Abrindo a Temporada CET, neste sábado (dia 5), a Cia Los Trancos e Barrancos apresenta seu espetáculo infantil "Vô Voar”. No sábado seguinte (12), a Cia Cultural Velhus Novatus traz "Velhus Causus”, uma peça que revive antigos e assustadores causos caipiras. E para fechar o mês, a La Cascata Cia Cômica apresenta, no dia 19, a comédia "Mansão 80”, uma obra inspirada na cultura dos anos 80 que vai encantar todas as idades e no dia 26 as Cias Robson Jacqué e Cia Emulsão apresentam o filme-espetáculo "Woyzeck".

O evento é gratuito, com ingresso solidário de 1kg de farinha de trigo ou fubá. A reserva de ingressos poderá ser feita aqui.

Centro de Estudos Teatrais (CET)
A Temporada de Teatro surgiu com o objetivo de contribuir para o intercâmbio entre grupos, companhias e práticas teatrais, acolhendo companhias regionais e de todo o país. Pautado pela pesquisa teatral, o projeto tem por finalidade promover a formação crítica de atores e plateias para o teatro joseense.

Programação:

Dia 5, às 21h
Espetáculo: Vô Voar
Grupo: Cia Los Trancos e Barrancos
Elenco: Adriana Marques e Renato David Oliveira

Dramaturgia: Los Trancos e Barrancos e Esio Magalhães
Cenário, figurinos e adereços: Leticia Regina
Direção musical: Beto Quadros
Criação de iluminação e operação de som e luz: William Alves
Assessor de imprensa: Ricardo Salem
Design gráfico: Thulio Toledo Santos
Costureira: Ana Maria Rodrigues
Direção geral: Esio Magalhães

Sinopse: Batata deve realizar uma tarefa muito importante para seu avô. Para isso, precisa escalar uma montanha muito alta junto de uma companheira nada habilidosa, Panqueca. Ela, no entanto, tem outro interesse em fazer a escalada. A jornada será de desafios e aprendizados. Será que conseguirão realizar os seus objetivos?

Gênero: Comédia
Classificação etária: Livre

Dia 12, às 21h
Espetáculo: Velhus Causus
Grupo:
Cia Cultural Velhus Novatus
Ficha Técnica:
Elenco: Alisson Eli, Bonny Ribeiro, Guaraci Moreira, Edson Alcântara HD, Vanderson Alves e Vivian Raul
Dramaturgia: A Cia e Donizetti
Figurino: Donizetti
Costureira: Rosa Grossi
Iluminação: Bonny Ribeiro
Sonoplastia, Operação de Luz e Direção Geral: Wangy Alves
Preparação Corporal: Robson Jacqué
Preparação de Atores: Tin Urbinatti
Direção Musical: Guaraci Moreira

Sinopse: Enquanto aguarda o retorno de Dona Lurdinha, que esteve muito doente no hospital, Sabino reúne os amigos e prepara uma festa para recebê-la. Durante o tempo que antecede a chegada de sua mulher, Sabino e os amigos vão relembrando velhas histórias assombradas e velhos causos caipiras.

Gênero: Comédia Dramática
Recomendação etária: Livre

Dia 19, às 21h
Espetáculo: Mansão  80
Grupo:
La Cascata Cia Cômica
Direção: Marcio Douglas
Elenco: Jean de Oliveira , Jonas de Paula,  Dani Majzoub,  Adriano Zaca

Sinopse: Os palhaços Sossego, Olindo Thompson e Olivia formam uma atrapalhada equipe que foi contratada para fazer a mudança de uma mansão que esconde um segredo. Inspirada na cultura dos anos 80, essa divertida comédia faz uma menção aos ícones dessa irreverente década. Bem-Vindos a Mansão Misteriosa dos Anos 80.

Gênero: Comédia de palhaços
Recomendação etária: Livre

Dia 26, às 21h
Exibição do filme-espétáculo: Woyzeck
Grupo: Cia Robson Jacqué e Cia Emulsão
Concepção e direção artística: Robson Jacqué e Marcus Groza
Direção cinematográfica: Léo Grego
Intérpretes: Robson Jacqué e Daniel Brás
Iluminação: Marcus Groza
Trilha Sonora: Natacha Maurer Marco Antônio Machado e Kabé Pinheiro
Participação especial da Soprano: Laiana Oliveira
Cenografia: Robson Jacqué e Marcus Groza
Cenotécnico: Ederson Cleiton
Figurino: Warner Reis Junior, Amanda Lima, Patricia Luiz e Silvia Gonçalves
Montagem de Luz e Som: Rachid Severino e Renan Francelino
Operadores de câmera: Léo Grego, Gustavo Pereira, Misael Campos e Samuel Sgarbi
Som direto: Weslei Almeida
Produção executiva: Verônica Jesus
Direção de produção: Robson Jacqué e Marcus Groza
Produção e realização: Cia. Robson Jacqué e Cia. Emulsão

Sinopse: Woyzeck é um filme-espetáculo de dança agrupando a Cia. Robson Jacqué e a Cia. Emulsão, livremente inspirado no texto de Georg Büchner. No corpo animal dança o drama subalterno, sem voz W. é um animal testado em outros animais. W. alucina e presentifica seus fantasmas, luta com sua própria sombra, mata e morre. Nesta livre adaptação, o bailarino Robson Jacqué tem o foco principalmente nas figuras de Woyzeck e Marie, mas corporifica forças múltiplas postas em circularidade na dramaturgia de Büchner. É um espetáculo baseado na pesquisa de movimento desse intérprete, com linguagem de teatro-dança e elementos performativos, explorando o corpo e sua relação aos objetos de modo imaginário e fetichista.

Gênero: teatro-dança
Recomendação Etária: 18 anos