REVELANDO SP: São José marca presença com 8 artistas

O evento tem como objetivo mostrar a importância cultural dos patrimônios imateriais / Foto: Ilustração

REVELANDO SP: São José marca presença com 8 artistas

27.11.2020

Ao todo, o Revelando SP Online recebeu 480 registros, sendo 120 de cada categoria, como: artesanato, culinária, mestres e manifestações culturais. Neste ano a programação será virtual em razão da pandemia, sendo transmitido pelo site culturaemcasa.com.br, em dezembro.

Saiba mais sobre os profissionais joseenses selecionados:

Maria Célia Moreira de Oliveira: faz bordados há 35 anos. Começou a aprender ainda criança com a avó, uma atividade que passou de geração em geração e hoje ela ensina sua neta. A artesão participou do Revelando SP pela primeira vez em 2017.

Marinalva Vieira de Sena: aos 52 anos, ela já não esperava aprender muita coisa até que seu professor ensinou uma técnica de bordagem que herdou da família. Hoje, além de fonte de renda, se tornou uma distração com a chegada da pandemia.

Maria de Fátima Campos Barbosa: também aprendeu a arte de bordar com sua avó, quando tinha 8 anos. Já tem cadeira cativa no Revelando SP, onde participa desde 2017. A artesã vê esse evento estadual como um facilitador para a divulgação e reconhecimento do trabalho dos artesãos regionais.

Benê Domingos: aprendeu a fazer brinquedos artesanais com seu avô quando ainda era criança. Sua matéria-prima era bastante variada e dependia do que era encontrado na natureza, sendo a madeira e o bambu mais utilizados. Hoje, além dos brinquedos, ele também produz os tradicionais bonecões do Pirô Piraquara e violas, numa uma “linha de produção” ao lado da esposa e filhos.

Diva Gonçalves Santana: a arte das bonecas de pano artesanais foi passada de geração em geração na sua família. Todas as bonecas são produzidas a mão e com muita riqueza de detalhes. O que não falta é criatividade: tem bonecas “três em um” e até mesmo com vestidos dupla face.

Maria Aparecida: também conhecida como Cida do Trailer, foi morar no distrito de São Francisco Xavier ainda criança e desde essa época o “João Deitado” fazia parte da sua rotina. O João Deitado é uma broa, feita com fubá, água, açúcar e erva doce. Além dessa guloseima deliciosa, ela também prepara Dedo Múmia e bolinhos caipira tradicionais.

João Olímpio: nasceu e cresceu em São Francisco Xavier e aprendeu a cozinhar logo cedo. Aos 9 anos, com as instruções da mãe, ele já preparava um verdadeiro almoço tropeiro para a família. Nesse banquete é servido arroz tradicional, feijão tropeiro e torresmo. Hoje, depois de muito treinar suas habilidades, ele ensina outras pessoas a preparar essa especiaria para que ela não se perca na história.

Santo de Casa – Figureiras de São José: coletivo formado por gestoras culturais e artesãs figureiras e que comemora em 2020 dez anos de atuação. Nesta edição do Revelando Online, o coletivo é representado pelas artesãs Luciana Melo, Aurora do Carmo e Silva, Mirna Tominaga, Cristina Quintino, Rosa Ester Quadros, Fátima Santos e Francisca Santos (filhas de Dona Lili Figureira).