Orquestra Joseense estreia Temporada 2023 dia 25 de março

Teatro Municipal recebe primeiro concerto da Orquestra Joseense do ano. / Foto: Paullo Amarall / FCCR

Orquestra Joseense estreia Temporada 2023 dia 25 de março

15.03.2023
Após um período de estudos e aperfeiçoamento, a Orquestra Joseense está de volta aos holofotes para o deleite dos amantes de música clássica. A Temporada 2023 começa no dia 25 de março (sábado), às 20h, no Teatro Municipal. A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos.

A apresentação compõe o Circuito Cultural Central, oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com reservas de ingressos disponíveis a partir de quinta-feira (23), às 10h, através deste link. Ingresso solidário é um pacote de trigo ou fubá, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade.

O concerto traz um belo equilíbrio entre obras orquestrais e de câmara europeias, representando o Barroco Italiano, o Classicismo, os Romantismos tardios Russo e Alemão e também o nacionalismo romântico Finlandês do início do século XX.

Encerrando o programa está a obra genial de Ernani Aguiar (1950), compositor mineiro, intitulada "Quatro momentos n.3”. Composta em 1979, a peça se situa no modernismo contemporâneo brasileiro e está fortemente marcada por ritmos de danças da cultura nordestina brasileira, como o Caboclinhos e o Maracatu, e pelo lirismo das melodias cantadas no país.

Sobre a Orquestra
A Orquestra Joseense integra o Programa de Formação Artística da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Anunciada no dia 7 de dezembro de 2021, a orquestra é formada, prioritariamente, por músicos educadores e bolsistas de São José dos Campos. A seleção de todos os núcleos integrantes da orquestra é por meio de edital..
A iniciativa cultural tem o objetivo de formação musical, aperfeiçoamento de músicos instrumentistas, capacitação para a profissionalização artística e difusão da música instrumental.

Sábado (25), às 20h

** Convidado

Inspetoria e Montagem: Diego Lourenço
Gestão Cultural e Coordenação: Fernanda Ribeiro