Oito espetáculos e show musical marcam o penúltimo dia de Festivale

O espetáculo "Bóris não está pronto" debate a figurado homem no Centro de Estudos Teatrais, às 20h. / Foto: Divulgação.

Oito espetáculos e show musical marcam o penúltimo dia de Festivale

08.09.2022
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo oferece, neste sábado (10), uma programação recheada de espetáculos teatrais para os mais diversos gostos. É o penúltimo dia da 36ª edição do Festivale - um dos mais tradicionais festivais de teatro do país.

Com apresentações circenses, intervenções artísticas para crianças e espetáculos épicos e dramáticos, o teatro espalha-se sobre os espaços da cidade de forma gratuita para todos os públicos. O dia se encerra com o Festavale - uma grande celebração musical à esta edição do Festivale.

O 36º Festivale é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e da Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Governo do Estado, através da plataforma Poiesis, e com o Sesc e Sesi.

Confira a programação completa, com informações sobre ingressos, do dia 10:

Sábado (10)

Às 10h | Parque da Cidade
"Arena das Artes”
Grupo: Rua da Alegria (São José dos Campos/SP)

Sinopse: Malabares, acrobacias, equilíbrio, música, dança e poesia. O Grupo Rua da Alegria contempla as mais variadas artes, trazendo ao público muita magia e diversão!

Gênero: Intervenções Artísticas

Às 10h | Praça Afonso Pena
"Seu Malaquias e Sua Versaria”
Grupo: Ari Pereira (São José dos Campos / SP)

Sinopse: Um rabequeiro espalha versos e melodias por onde passa e tem como base os cantadores, a música de rua, a literatura de cordel e rimas populares. Seu Malaquias transita nos espaços públicos, aborda as pessoas e lhe oferece um verso, retirando de seu bornal aleatoriamente um verso impresso, declama e entrega para as pessoas seus mais variados versos.

Gênero: Performance

Às 11h | Praça Afonso Pena
"Paisagens Interurbanas”
Grupo: Coletivo Líquida Ação (São José dos Campos/SP)

Sinopse: A água, levada em baldes pelos performers, forma uma dança de movimentos circulares que desloca os usos atuais e as memórias dos espaços públicos. A performance itinerante dialoga com as dimensões físicas, simbólicas e estéticas dos lugares por onde passa, incorporando a participação dos moradores da cidade.

Gênero: Performance

Às 15h | Parque da Cidade
"Circunflexo”
Grupo: SobreViventes (São José dos Campos/SP)

Sinopse: A trupe SobreViventes chega ao Festivale trazendo música, palhaçaria, malabares e muita diversão com o espetáculo "Cincunflexo". Convite para toda família nessa deliciosa viagem ao picadeiro!

Gênero: Circo

Às 16h | Cine Santana
"A briga da Onça e do Tatu”
Grupo: Teatro do Rinoceronte (São José dos Campos / SP)

Sinopse: No tempo em que os animais falavam a nossa língua, dava para a gente entender direitinho a conversinha deles. Foi nesse tempo que a Onça começou uma briga com o Tatu. Tudo começou com os recados atrapalhados do Papagaio. Nesse mau hábito de "leva e traz”, a confusão se transformou em guerra: de um lado a Onça convocando os animais grandes, e, do outro, o Tatu com os animais pequenos.

Gênero: Teatro infantil popular

Às 18h | Teatro Municipal
"Ensaio para dois perdidos”
Grupo: Éssa Compania de Teatro (São Paulo / SP)

Sinopse: Ensaio para Dois Perdidos é uma "partida de futebol” de 90 min, com direito a intervalo, prorrogação de 15min e "gol de ouro". Está nas mãos, ou melhor, nos pés descalços desses atores jogadores, para gerar no público o desconforto necessário para decidir qual corpo vai morrer ali, como pede o texto original "Dois Perdidos numa Noite Suja”, de Plínio Marcos.

Classificação: 16 anos
Gênero: Teatro Épico

Às 20h | CET – Centro de Estudos Teatrais
"Bóris não está pronto"
Grupo: Coletivo Dolores Boca Aberta (São Paulo / SP)

Sinopse: Quatro atores se dividem em cena para apresentar fragmentos de situações exemplares da construção do ser homem, do imaginário e da cultura machista. Com foco nas fragilidades do homem, na tortura do machismo sobre a masculinidade e nas consequências da sua perpetuação, a peça se ampara na forma lírica e épica. Abre mão de personagens fixos e opta pela profusão de tipos que compõem um mosaico do macho.

Classificação: 16 anos
Gênero: Teatro Épico

Às 20h | SESI
"Cordel do Amor Sem Fim”
Grupo: Alvim Produções Artísticas (São Paulo / SP)

Sinopse: Temas contemporâneos e urgentes são discutidos num viés poético, autêntico e aparentemente ingênuo. Na pacata cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do rio São Francisco, vivem três irmãs – Madalena, Carminha e Tereza, por quem o namorado, José, nutre um sentimento arrebatador e possessivo. No dia em que José vai pedi-la em casamento, um encontro no porto da cidade sela o destino de Tereza: ela se apaixona por Antônio, um viajante que está de passagem pela cidade.

Classificação: 14 anos
Gênero: Drama

Às 22h | Centro Cultural Clemente Gomes
"Festavale”
Grupo: Banda Coletivo Estoril e Nilton Blau (São José dos Campos / SP)

Sinopse: A Banda Coletivo Estoril - um núcleo de mentes abertas a novas experiências musicais, espirituais, com sonoridade e batidas próprias, além de refrãos marcantes - e o Grupo Cabelo de Milho - com um espetáculo musical interativo que traz o ritmo marcante do Vale do Paraíba - comandam essa noite de celebração ao 36º Festivale.

Gênero: Música

Endereços: