/// Notícias

Museu Vivo tera dupla jovem de violeiros e fuxico mineiro

Mariana Costa e Júlio Nero trazem um show ao Museu de Arte Sacra. / Foto: FCCR / Paulo Amaral.

Museu Vivo tera dupla jovem de violeiros e fuxico mineiro


11.03.2022

O som da viola e a cantoria da dupla joseense Mariana Costa e Júlio Nero, juntamente com o fuxico mineiro de Cândida Bernardes, estarão presentes no Museu Vivo deste domingo (13) à tarde, entre 14h e 17h, no Museu do Folclore de São José dos Campos. A atividade acontece no lado externo do museu e é aberto ao público. 

Mariana da Costa Carvalho, 18 anos, iniciou sua caminhada como violeira ainda aos 9 anos. Quando o irmão Júlio Nero da Costa (hoje com 14 anos) chegou aos 7 anos formaram a dupla e passaram a compartilhar os seus saberes em diferentes lugares, além de festas familiares e da Prefeitura.

Os dois sempre gostaram muito de música de vários estilos (sertanejo, pagode, rock e MPB); e apesar de não terem crescido na roça, frequentaram bastante o sítio dos avós, no Paraná. O convívio com a plantação de tomate e a criação de porcos fez com que descem valor à cultura popular.

Aos 73 anos, a mineira Cândida Bernardes volta a participar do Museu Vivo, para mostrar o fuxico mineiro, artesanato que aprendeu com sua mãe, quando ainda era criança, e que é diferente pelo produzido por aqui. "O fuxico paulista é franzino, redondo e o que eu faço tem molde”, explica Cândida.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona sob gestão do CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .