/// Notícias

Museu prorroga exposição temporária sobre parteiras tradicionais

O Museu do Folclore prorrogou o encerramento da exposição "Mãos que Amparam: Histórias do Parir e do Partejar". / Foto: Divulgação

Museu prorroga exposição temporária sobre parteiras tradicionais


29.09.2022
O Museu do Folclore de São José dos Campos prorrogou, para o dia 30 de outubro, o encerramento da exposição temporária Mãos que Amparam: Histórias do Parir e do Partejar, aberta em maio. A mostra é dividida em núcleos que destacam questões relativas a fé, ao conhecimento tradicional e científico do partejar; além de relatos (em áudio) de parteiras e de parturientes. 

Também há um mapa com identificação de onde atuavam as antigas parteiras de São José, bem como elementos ligados à religiosidade (figuras de santos), ervas, objetos (garrafadas e maleta). O público também pode interagir relatando seus conhecimentos e experiências a respeito do assunto, em um espaço específico no ambiente. 

Conforme explica a museóloga do museu, Mariana Boujad, "as parteiras tradicionais são o foco da exposição, que se propõe a desmistificar a figura deste ofício, muitas vezes entendido como sendo de um tempo em que a ciência médica não era acessível”. 

As visitas espontâneas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Escolas e grupos devem agendar as visitas pelos telefones (12) 3924-7354 ou (12) 3924-7318. 

Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem sede em São José dos Campos. 

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7354 ou (12) 3924-7318
www.museudofolclore.org 


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .