/// Notícias

Festa do Mineiro atrai multidão e movimenta a economia criativa

A 20ª Festa do Mineiro levou 85 mil pessoas ao Pavilhão Gaivota, no Parque da Cidade. / Foto: Paullo Amarall / FCCR

Festa do Mineiro atrai multidão e movimenta a economia criativa


24.05.2022
O cheirinho da boa comida, o artesanato de qualidade e as atrações musicais levaram 85 mil pessoas ao Pavilhão Gaivota, no Parque da Cidade, na 20ª Festa do Mineiro que aconteceu neste último fim de semana (dias 21 e 22). O jejum da festa foi quebrado após interrupção de dois anos em razão da pandemia.
 
São José dos Campos e região comemoraram o retorno da festa presencial, tanto a população que aproveitou o melhor da cultura mineira quanto os comerciantes do Vale do Paraíba e profissionais artísticos. 

A economia criativa foi fortemente impulsionada. No total, foram 30 estandes de comida, 40 de artesanato, 14 atrações musicais que envolveram 116 artistas e cerca de 400 técnicos (produção, som, iluminação, manutenção, instalação, entre outros), reaquecendo um setor bastante atingido nos últimos dois anos.

O comerciante Denilson José Ferreira, mais conhecido como Kambukira, de Guararema, participa da Festa do Mineiro há 18 anos servindo a tradicional galinhada. "Estou muito feliz em voltar para essa festa. O movimento foi muito bom e, com isso, conseguimos recuperar um fôlego financeiro”, disse.

A professora Cintia Santos também matou a saudade da festa. "Eu e minha família sempre gostamos de participar da Festa do Mineiro. É sempre uma experiência agradável, com boa comida, boa música e boas companhias. Estávamos com saudades e muito felizes com o retorno desse evento”.

Esse grande evento, com entrada gratuita, é voltado a toda família. Neste ano, inclusive, foi montada uma tenda infantil, com oficinas e contação de histórias, além de atrações especiais no palco do pavilhão para divertir a criançada.  

A 20ª Festa do Mineiro contou com o patrocínio da Oscar Calçados e com a apresentação do ConSertão viabilizada pelo Proac (Programa de Ação Cultural de São Paulo).

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .