/// Notícias

Festa do Mineiro acontece neste fim de semana com diversos shows musicais

Entre as atrações musicais estão as duplas Gustavo e Giba Reys, Mayck e Lyan e Renato Teixeira. / Foto: Tripolli Mercedes

Festa do Mineiro acontece neste fim de semana com diversos shows musicais


04.05.2022
Neste fim de semana acontece a 20ª Festa do Mineiro que, neste ano, volta a ser presencial após dois anos de pandemia. A festa que valoriza a rica cultura mineira, traz comidas típicas, artesanato e uma série de shows musicais nos próximos dias 21 e 22. O evento é gratuito e para toda a família, no Pavilhão Gaivota, no Parque da Cidade.

A festa, que atrai milhares de pessoas a cada edição, começa às 9h do sábado (21), com a abertura oficial da porteira e segue com missa e depois com várias atrações artísticas ao longo do dia. Confira programação abaixo. A novidade deste ano é a programação infantil que vai divertir a criançada com apresentações no palco, oficinas e contação de histórias em tenda especial.

Entre as apresentações musicais, estão a dupla sertaneja mato-grossense Mayck e Lyan; o ConSertão, com a participação da Orquestra Sinfônica de Botucatu; e Renato Teixeira; além de shows com artistas locais.

Mayck e Lyan se destacam pela interpretação de músicas raiz e pagodes (viola e violão), inspirada nos ídolos Tião Carreiro e Pardinho e Ronaldo Viola. Em 2006, a dupla ficou entre os 20 artistas que mais venderam discos, após o lançamento do disco "Defendendo a Tradição”. Recentemente, eles lançaram a música "Chuva no Pantanal”, que faz parte da novela Pantanal.

O ConSertão traz os artistas Cláudio Lacerda (voz), Rodrigo Zanc (voz), Neymar Dias (viola caipira) e, nesta temporada, a Orquestra Sinfônica de Botucatu, sob a regência do maestro Fernando Ortiz de Villate, propondo a mistura de dois universos: o popular e o erudito. Com clássicos do cancioneiro campesino no repertório, como "Romaria”, "Tristezas de Jeca” e "Chitãozinho e Xororó”, os artistas são acompanhados pela orquestra, em arranjos trabalhados para a viola e grupo sinfônico. O ConSertão é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ.

Renato Teixeira é autor de conhecidas canções, como "Romaria” (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977), "Tocando em Frente” (parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), "Dadá Maria" (em dueto com Gal Costa), "Frete" (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo), além de "Amanheceu".

A Festa do Mineiro é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e que, neste ano tem o patrocínio da Oscar Calçados.

PROGRAMAÇÃO 

Sábado (dia 21)

9h – Abertura Oficial da Porteira 
10h – Missa  
12h – Fábio Miranda (Palco) 
13h30 – Vira Cambota (Palco) - Infantil
15h – Violeiros Casa de Cultura (Palco) 
15h30 -  Tricotando Palavras - Contos de Arrepiar (Tenda) 
16h30 – Grupo Fuá Rabecada (Palco)
19h30 – Mayck e Lyan (Palco)

Domingo (dia 22) 

10h – Cia Griot – A História do Boi Encantado (Tenda) 
11h – Programação Infantil (Tenda) - Oficina 
13h – ConSertão (Palco) 
14h30 – iTeatro – A Árvore e a aranha (Tenda) 
15h – Gustavo e Giba Reys (Palco)
16h – Tricotando Palavras - Um rio que deságua histórias (Tenda) 
18h – Renato Teixeira (Palco)

Pavilhão Gaivota
Av. Olivo Gomes, 100 - Santana


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .