Chico Triste tem programação para o Dia da Consciência Negra

A Vivência do Jongo é acompanhada por tambores e canções em uma expressiva roda de dança / Foto: Divulgação

Chico Triste tem programação para o Dia da Consciência Negra

11.11.2021

Neste mês de novembro, a Casa de Cultura Chico Triste, na região leste de São José dos Campos, comemora seus 25 anos de atividades com uma programação voltada para o Dia da Consciência Negra. Serão seis dias repletos de apresentações e vivências relacionadas à cultura africana e suas influências, que se realizará dos dias 15 a 20, a partir das 14h.

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil, do impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, presentes na música, na política, na religião, na gastronomia e entre várias outras áreas.

Dia 15, às 15h
Apresentação de Choro com Carlos Henrique Machado
Carlos Henrique Machado é músico, pesquisador, bandolinista e um dos compositores de choro da atualidade, um gênero musical que estabelece um diálogo entre a melodia e o ritmo entre o canto e o tambor, transformando ambos em um só.

Conjunto Aguará
Formando por Everton Campos, Luiz Paulo Muricy, Gabriel Amaral e Bruno Bertolino, o conjunto está envolvido na difusão cultural regional de São José, unindo o repertório do choro à versatilidade na proposição de arranjos.

Dia 16, às 14h
Vivência de Jongo
Mestre Laudení, ao lado de sua família e demais integrantes, expressa a vivência do jongo acompanhado de dois tambores, com o intuito de incentivar os participantes a entrar na roda, respondendo ao toque dos tambores e deixando o ritmo guiar seus passos.

Dia 17, às 14h
Vivência de Catira, com o grupo Trais Dus Monti
A Catira é de origem flamenca, trazida por padres jesuítas e espanhóis, usada na catequização dos indígenas. Se trata de uma dança acompanha somente por uma viola, com ritmos variados que incluem moda de viola, recortado Mineiro e muitos outros.

Dia 18, às 14h
Vivência de Maculelê
Uma dança de guerra com influências afro-ameríndias, inspirado na lenda de um "negro fugido” que, incapaz de ir à guerra, ficou em meio a tribo que o acolheu e defendeu as mulheres e crianças da invasão de seus inimigos.

Dia 19, às 14h
Vivência de Capoeira
Uma vivência de Capoeira da Angola que permite uma imersão brincante aos movimentos básicos que esta arte possui, além do contato ritmo e poético por meio da música e da voz.

Dia 20, às 14h
Encerramento e aniversário Chico Triste

Samba Rural
Manifestação popular idealizada pelo mestre Claudio Costa, onde o público interage de maneira espontânea ao som de tambores e bumbos, rico em ritmos, versos e dança.

Jongo com Mestre Laudení e família
Ao som de tambores e de versos cantados, se forma uma roda de dança, onde se utiliza de metáforas para fazer o canto continuar e, a todo momento, um casal fica no centro desta roda convidando as pessoas a dançarem.

Apresentação de Moçambique
A Companhia de Moçambique da Vila Tesouro traz sua apresentação de dança Moçambique, regida por caixas de percussão. Seus dançarinos portam vestimenta branca, fita, bastão e boné branco.

Casa de Cultura Chico Triste
Rua Milton Cruz, s/n°, Jardim São Jorge (Vila Tesouro)
(12) 3929-7559