/// Notícias

CET recebe dramas e conflitos de “Woyzeck”

Inspirado em uma obra alemã, Woyzeck traz ao palco dualidades e questionamentos. / Foto: FCCR / Paulo Amaral.

CET recebe dramas e conflitos de “Woyzeck”


23.02.2022

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo apresenta, neste sábado (26), o filme-espetáculo "Woyzeck”. A apresentação acontece no Centro Cultural Clemente Gomes e faz parte do projeto Temporada de Teatro, realizado pelo Centro de Estudos Teatrais (CET).

Os ingressos podem ser reservados clicando aqui. A entrada é gratuita, com ingresso solidário de 1kg de farinha ou fubá.

A peça mistura interpretação e dança para trazer ao público os conflitos, traumas e dualidades do protagonista W. A Cia Robson Jacqué e a Cia Emulsão inspiraram-se livremente na obra de mesmo nome do alemão Georg Büchner.

 

WOYZECK, a obra original

Baseada em uma história real, a peça foi escrita em fins de 1836 e no início do ano seguinte, por Georg Büchner, que morreu antes de finalizá-la. WOYZECK mostra a história de um soldado trabalhador e dedicado à mulher e ao filho pequeno. Usado como cobaia das experiências do Doutor, em troca de uns trocados a mais, sua natureza questionadora gera problemas com seu superior, o Capitão, e com o próprio Doutor, quando seu comportamento vai de encontro às regras da moralidade e dos costumes vigentes. A peça ficou quatro décadas engavetada e somente foi editada pela primeira vez em 1875. 

 Programe-se:

Sábado (26)
Às 21h

Filme-espetáculo: Woyzeck
Grupo: Cia Robson Jacqué e Cia Emulsão

Ficha Técnica:
Concepção e direção artística: Robson Jacqué e Marcus Groza
Direção cinematográfica: Léo Grego
Intérpretes: Robson Jacqué e Daniel Brás
Iluminação: Marcus Groza
Trilha Sonora: Natacha Maurer Marco Antônio Machado e Kabé Pinheiro
Participação especial da Soprano: Laiana Oliveira
Cenografia: Robson Jacqué e Marcus Groza
Cenotécnico: Ederson Cleiton
Figurino: Warner Reis Junior, Amanda Lima, Patricia Luiz e Silvia Gonçalves
Montagem de Luz e Som: Rachid Severino e Renan Francelino
Operadores de câmera: Léo Grego, Gustavo Pereira, Misael Campos e Samuel Sgarbi
Som direto: Weslei Almeida
Produção executiva: Verônica Jesus
Direção de produção: Robson Jacqué e Marcus Groza
Produção e realização: Cia. Robson Jacqué e Cia. Emulsão

Sinopse: Woyzeck é um filme-espetáculo de dança agrupando a Cia. Robson Jacqué e a Cia. Emulsão, livremente inspirado no texto de Georg Büchner. No corpo animal, dança o drama subalterno. Sem voz, W. é um animal testado em outros animais. W. alucina e presentifica seus fantasmas; luta com sua própria sombra; mata e morre. Nesta livre adaptação, o bailarino Robson Jacqué tem o foco principalmente nas figuras de Woyzeck e Marie, mas corporifica forças múltiplas postas em circularidade na dramaturgia de Büchner. É um espetáculo baseado na pesquisa de movimento desse intérprete, com linguagem de teatro-dança e elementos performativos, explorando o corpo e sua relação aos objetos de modo imaginário e fetichista.

Gênero: teatro-dança
Recomendação Etária: 18 anos

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .