/// Notícias

Ateliê oferece atividades com o papel artesanal de fibra de kozo

As atividades serão dadas pelo professor Katsutoshi Mori que, há mais de 50 anos, atua nas artes plásticas com o papel./ Foto: Divulgação

Ateliê oferece atividades com o papel artesanal de fibra de kozo


13.05.2022
O Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich realiza, nos dias 27 e 28 de maio, atividades gratuitas referentes ao manuseio do papel artesanal de fibra de kozo, famoso por sua beleza e durabilidade. O orador é o professor Katsutoshi "Kamori” Mori que, há mais de 50 anos, atua nas artes plásticas com o papel.
No dia 27, haverá uma palestra virtual. Para participar, basta acessar o link abaixo. Já no dia 28, acontecerá uma palestra presencial, sendo necessário se inscrever pelo aplicativo São José Viva.

O papel Kozo (Broussonetia Kajinoki), originário do Japão, é produzido com fibras naturais, que podem ser vistas facilmente em sua transparência. Possui uma textura diferente dos demais papéis e pode ser usado em processos nos quais existe umidade, tais como pinturas em aquarela e nanquim.

Possui grande durabilidade, fator que proporciona a esse tipo de papel um grande diferencial, além de sua beleza e versatilidade, qualidades muito apreciadas por seus usuários. 

O professor Katsutoshi atuou na área agrícola, o que auxiliou seus estudos para compreender a composição do papel Kozo, e desenvolveu suas pesquisas e trabalhos de forma autodidata. 
Ele criou o Projeto Kamori, que tem como objetivo divulgar a filosofia de convívio harmonioso com a natureza através da preservação do meio ambiente, viabilizar uma nova qualificação profissional e difundir a produção do papel artesanal pelo país. Confira abaixo as atividades disponibilizadas.

Dia 27, às 19h30
Palestra online com o artista Kamori
Através do Youtube da FCCR

Dia 28, às 14h
Workshop de papel artesanal Kozo
Modalidade: Presencial 
Inscrições: App São José Viva


Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade


A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .