A partir desta quinta (16), São José começa a pulsar dança com 32º Festidança

A São Paulo Companhia de Dança vai encerrar os dez dias de Festival, no Teatro Municipal, no dia 26 de junho. / Foto: Divulgação

A partir desta quinta (16), São José começa a pulsar dança com 32º Festidança

15.06.2022

Bem-vindos à 32ª edição do Festidança – um dos mais expressivos festivais de dança do país, o qual a Prefeitura de São José dos Campos e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo se orgulham em realizar. Entre os dias 16 a 26 de junho, a cidade vai pulsar dança, nos seus mais variados ritmos e estilos, convidando crianças, adultos e idosos a participar desta grande festa que se expressa pelos movimentos corporais, tão natural quanto andar, sorrir e amar.

Com o tema "A Dança e Suas Faces”, o Festival chega às praças, parques, teatros e casas de cultura com danças clássicas, urbanas, populares, étnicas, de salão, jazz, jam session e sapateado. Mas o Festidança é ainda mais que isso. O Festival também se preocupa com a formação e aperfeiçoamento dos bailarinos e, por isso, promove também workshops, residências, rodas de conversa e encontros, sempre com grandes profissionais.

A abertura é de responsabilidade da Cia de Dança de José dos Campos, que promete uma inédita e emocionante apresentação, no Teatro Municipal. No encerramento, nada menos que o espetáculo da São Paulo Companhia de Dança para coroar os dez dias de Festidança. Mas, entre o início e o fim, muitas atrações estão previstas. Acesse a programação completa.

Serão três Mostras de Dança não competitivas: Prelúdio da Dança (Mostra Infanto-juvenil para bailarinos até 12 anos), Fest In Dança (Mostra de processos coreográficos, com linguagem contemporânea) e Paralelas de Dança (danças clássicas e contemporâneas, urbanas, populares, jazz e sapateado) – todas compostas por coreografias selecionadas em edital, dando oportunidade a grupos e academias de abrangência nacional.

O 32º Festidança traz ainda a importante discussão sobre "O Breaking e seus novos horizontes”, um estilo de dança urbana, originário dos Estados Unidos, e que passa a ser modalidade olímpica após ser reconhecida como extraordinária forma de atletismo. É o universo da cultura se fundindo ao do esporte e o Festival dando oportunidade da difusão desse novo entendimento.

O Festival compartilha o melhor da dança. Bailarino ou não, vem para o 32º Festidança! Cada um de nós trazemos nossos ritmos, nossos próprios compassos e esse é um convite para se divertir, se emocionar e se encantar com essa arte. Todas as apresentações são gratuitas. Nos teatros, as reservas deverão ser feitas aqui neste site.