/// Notícias

5° Mostra de Solos Teatrais para todas as idades

Espetáculo “After Party” com Guilherme Venâncio dia 4, às 21h / Foto: Jeziel Bueno

5° Mostra de Solos Teatrais para todas as idades


30.08.2021

O Cine Santana será palco para as lives da 5ª Mostra de Solos Teatrais, promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Nos quatro sábados do mês de setembro, dias 4, 11, 18 e 25, os espetáculos serão transmitidos, ao vivo, pelo canal do YouTube.

O objetivo da Mostra é dar espaço para artistas independentes, compartilhar experiências e aproximar o público dos artistas, possibilitando o acesso ao processo de criação teatral e promovendo reflexões diversas sobre os temas abordados. Composto por inúmeros gêneros, a mostra aborda diferentes conceitos, desde os reflexivos até os cômicos.

Todas as apresentações terão a mediação da atriz e diretora de teatro Adriana Marques, que também é palhaça desde 1985. Natural de Campinas (SP), onde desenvolveu boa parte de seus trabalhos artísticos, ela mora em São José dos Campos há 19 anos. Adriana é atriz do Teatro D´Aldeia e integrante do grupo “Los Trancos e Barracos”, que pesquisa a linguagem da palhaçaria.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 4, às 21h

Espetáculo: “After Party”

Ator Criador: Salomé - Guilherme Venâncio

Ficha Técnica:

Orientação de encenação e direção de produção: Lucilene Dias

Iluminação: Jean Fábio

Trilha Sonora: Lucas Tancsik, Romulo Sacarinni

Operador de Luz: Rachid Severino

Operador de Som: Paulo Cortez

Assistência de Produção: Denilza Souza

Sinopse: Após uma noite agitada, ao despertar, Salomé começa a divagar sobre sua vida, sobre encontros e desencontros. Revisitando, em seu reflexo, suas vivências enquanto uma pessoa LGBTQIA+.

Gênero: Comédia

Recomendação Etária: 16 anos

Duração: 50 minutos

Dia: 11, às 21h

Espetáculo: “Corpo Fechado”

Ator Criador: Jean Fábio

Grupos: Cia Estado Criativo e Cia na Boca

Ficha Técnica:

Direção e Iluminação: Feu Andrade

Sinopse:  Antonico das Águas é um viajante que tem a missão de levar a todos a proteção contra "o bicho que mata o homem". Para provar que não é um charlatão, ele conta como se tornou um grande benzedor ao fechar o corpo de um sujeito covarde que, para defender a honra de sua noiva, precisou enfrentar o terrível matador da região.

Gênero: Tragicomédia

Recomendação Etária: 14 anos

Duração: 50 minutos

Dia: 18, às 21h

Espetáculo: “Olívia”

Ator Criador: Dani Majzoub

Ficha Técnica:

Produção: Cia Casa de Palhaça

Técnico de som e luz: Miguel Ramos

Sinopse: Olívia resolve entrar na academia “Smart Finos” e, para encarar o fracasso de pisar na balança, a palhaça promete dedicar-se ao milagre do emagrecimento para alcançar o tão sonhado peso ideal. Porém, ela se depara com alguns medos do passado e ter o corpo padrão pode não ser tão simples assim.

Gênero:  Comédia

Recomendação Etária: 12 anos

Duração: 50 minutos

Dia: 25, às 21h

Espetáculo: “Paraíba Rio Bonito!”

Ator Criador: Cláudio Luiz

Ficha Técnica:

Adaptação: Cláudio Luiz (extraído do texto original “Eh! Paraí Paraíba”, compilação de Meire Pedroso)

Produção: Bete Bino

Sinopse: Paraíba Rio Bonito! É um manifesto poético em defesa do Rio Paraíba do Sul que passeia pelo imaginário popular visitando lugares e personagens do passado para contar essa história de amor, abandono e reencontro com esse rio que, ao longo dos anos, teve e tem papel fundamental na formação da identidade cultural e religiosa dessa população.

Conforme o contador vai conduzindo a história, vão surgindo elementos e personagens da cultura popular que estão intimamente ligados ao rio ao mesmo tempo em que propõe aos espectadores uma atitude positiva, consciente e responsável na produção e destinação do lixo.

Gênero: Teatro de Rua

Recomendação Etária: Livre

Duração: 40 minutos




A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .