/// Notícias

 Vídeo que conta um pouco da história de SFX estreia na web

Casa de Cultura Júlio Neme / Foto: Danilo Ferrara

Vídeo que conta um pouco da história de SFX estreia na web


05.04.2021

A Casa de Cultura Júlio Neme, localizada no distrito de São Francisco Xavier, lança no dia 10 de abril, às 17h, o vídeo “Casa de Cultura: Morada das Memórias do Lugar”. A produção, que conta um pouco da história da cultura do distrito, será disponibilizada gratuitamente na página do Facebook (facebook.com/fccrsjc) e no canal do YouTube da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (youtube.com/fccrsjc).

O vídeo é composto por 150 fotos registradas, exclusivamente, em papel fotográfico, do período de 1994 até 2010. As imagens fazem parte do acervo da casa de cultura, que tem cerca de 500 fotos.

Na produção, o público vai encontrar fotos de oficinas, apresentações, carnaval, entre outras atividades desenvolvidas no espaço cultural, além de imagens de pessoas que nasceram e moraram em São Francisco Xavier.

Durante a pandemia, ficar longe uns dos outros não tem sido uma tarefa fácil. Neste cenário, as memórias presentes na produção podem ser um conforto para o público, principalmente para os moradores do distrito, que nem imaginam as lembranças que moram na casa de cultura. A produção é livre para todos os públicos.

Sobre a Casa de Cultura Júlio Neme

Localizada em São Francisco Xavier, a Casa de Cultura Júlio Neme foi a primeira a ser criada pela FCCR, em 1994. O nome homenageia o músico joseense Júlio Jorge Neme. Em 2017, a explosão de um caixa eletrônico do banco Santander, que funcionava no local, comprometeu a estrutura do imóvel, que teve que ser reconstruído. Em razão da pandemia da covid-19, a casa, assim como os demais espaços culturais da FCCR, está fechada por tempo indeterminado, com as atividades acontecendo de forma virtual.

Ficha técnica:

Idealização, pesquisa e seleção de fotos: Bartira Moura Rosa e Rosi de Moura

Edição, digitalização, restauro digital e tratamento fotográfico: Danilo Ferrara

Locução e elaboração de textos: Maurício Moncosso

Arte gráfica: Liliane Sonnewend

Música / Trilha: Tiago Vianna

Casa de Cultura Júlio Neme
Praça Cônego Manzi, s/nº
São Francisco Xavier






A Fundação Cultural Cassiano Ricardo utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .