Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Projeto Piraquara foi criado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em 1988, sendo responsável por várias atividades e ações culturais voltadas para a valorização do folclore e da cultura popular regional.

O projeto possibilita a troca de um rico e diverso repertório cultural com a comunidade e proporciona aos participantes a vivência de diferentes manifestações culturais. 

Com isto, além de se conscientizarem sobre sua própria cultura, os participantes também desenvolvem aptidões nas áreas de dança, música, canto e teatro, entre outras ações; e se tornam multiplicadores aptos a informar e divulgar o folclore, estimulando a inclusão de novos integrantes no grupo. 

 

Atividades

Núcleo de Pesquisa

As atividades do Projeto Piraquara são enriquecidas e apoiadas por pesquisas de campo e o trabalho de um núcleo da comunidade. 

O Núcleo de Pesquisa é formado por um consultor folclorista e um pesquisador, que coleta e registra os dados – em forma de vídeo, áudio e fotos –, a partir da identificação e localização de manifestações tradicionais que acontecem no município e região. 

O contato é feito por meio dos idealizadores, mestres ou organizadores destas manifestações, tais como Festas Juninas, de São Gonçalo, de Cosme e Damião, Folia de Reis, Moçambique, Rodas de Jongo e outras. 

Vivências com Especialistas

Para dar suporte às montagens artísticas, ao desenvolvimento das pesquisas e à formação dos integrantes do Grupo Piraquara, diferentes especialistas promovem vivências (workshops) de dança, música e teatro com temas de relevância para a cultura tradicional. 

Atendimento

O Projeto Piraquara também prevê o atendimento a escolas, grupos da comunidade e de instituições que desejam conhecer o Espaço Piraquara e suas atividades. O atendimento é feito por educadores que desenvolvem alguma atividade ligada ao tema a ser abordado durante a visita.

Bloco Pirô Piraquara

O Bloco Pirô Piraquara existe há 26 anos e é um convite para diversão a todos os foliões num resgate aos antigos carnavais de rua. Toda a comunidade pode desfilar no bloco, em que participam os bonecões criados nas oficinas do projeto, além de boizinhos, cabeçorras e cavalinho.

Espaço Piraquara (espaço expositivo)

O Projeto Piraquara constituiu um rico acervo de figurinos, instrumentos e acessórios representativos do folclore regional e brasileiro.



Programação FCCR

Links